Sesau promove mutirão para alertar trabalhadores sobre perda auditiva

Atividades preventivas serão realizadas nesta sexta-feira, em canteiro de obras, no Tabuleiro do Martins

20/12/2012 15:43

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta sexta-feira (21), às 7 horas, ações educativas de prevenção à saúde, destinadas aos trabalhadores da construção civil. A atividade, que será realizada no canteiro de obras da Construtora Contrato Engenharia, no Benedito Bentes, tem o objetivo de promover os cuidados relativos à Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).

Segundo a diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador da Sesau, Gardênia Santana, é importante considerar que essas categorias de profissionais trabalham expostas a diversos fatores de risco. Situação que pode provocar uma perda auditiva progressiva e irreversível, que poderia ser evitada com a eliminação ou redução da exposição.

“É fundamental que o trabalhador se conscientize a respeito do risco auditivo que poderá sofrer no decorrer do tempo. Ele necessita saber que existem outros problemas associados à exposição e intensidades de ruídos elevados”, disse Gardência Santana.

Ainda segundo a diretora da Sesau, as pessoas que vivem em ambientes barulhentos, têm maior risco de ataques cardíacos. Também podem ser acometidos por distúrbios psicológicos, problemas com o sono e sofrem geralmente de nervosismo, entre outros problemas.

Gardênia Santana lembrou que os casos de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é de notificação compulsória pela Superintendência de Atenção à Saúde. Uma prerrogativa que é formalizada de acordo com portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) e que foi publicada no dia 25 de janeiro de 2011.

Em relação ao tempo máximo de exposição diária, há o risco imediato de perdas auditivas irreversíveis, caso a exposição seja maior que 120 decibéis (dB), durante três minutos. De acordo com os padrões, o tempo máximo de exposição diária é de 85 dB (8h), 90 dB (4h), 95 dB (2h), 100 dB (1h), 105 dB (30 min) e 110 dB (15 min) e 115 dB (7 min).

Programação - Durante a atividade preventiva, será realizada a verificação da pressão arterial e glicemia; distribuição de protetores auriculares, panfletos e cartilhas sobre a prevenção da surdez. A ação vai contar, ainda, com palestra sobre prevenção do ruído no ambiente de trabalho, proferida pela fonoaudióloga Kristhine Brandão.

Primeira Edição © 2011