Haddad vai mudar o projeto de revitalização da cracolândia

16/12/2012 08:37

A- A+

UOL

compartilhar:

O projeto Nova Luz, de revitalização da cracolândia, no centro de São Paulo, será modificado pelo prefeito eleito Fernando Haddad (PT).

A ideia da atual gestão de que uma empresa privada tenha o poder de fazer desapropriações será engavetada. Em entrevista à Folha, Haddad disse que esse poder ficará nas mãos da prefeitura.

"Acho um equívoco delegar poderes expropriatórios ao plano privado. Acho que isso não vai funcionar", afirmou.

O plano criado pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) prevê que a empresa que ganhar a licitação terá de fazer obras de revitalização na área. Em troca, poderá desapropriar os imóveis da região e, no futuro, revendê-los com o lucro proporcionado pela valorização imobiliária do local.

Entre outras obras, serão construídas ciclovias, praças, escolas e casas populares.

O projeto, elaborado por um grupo de empresas que inclui a Cia. City e o escritório norte-americano de arquitetura Aecom, prevê levar mais 19 mil moradores para a área, de todas as classes sociais.

A revitalização da região é debatida há pelo menos 20 anos. Na gestão Kassab ela começou a ganhar forma, mas a área continua degradada, com usuários de drogas convivendo à luz do dia nas ruas com moradores, comerciantes e consumidores do comércio popular de eletrônicos tradicional dessa área.

Haddad diz que "há muito o que aproveitar" do projeto elaborado, que custou R$ 14 milhões à prefeitura. Mas a essência do plano, que é a transferência do poder de desapropriação à iniciativa privada, será modificada.

E como fazer, então? Haddad diz que ainda está estudando o modelo, mas que uma ideia é fazer a revitalização como no projeto Porto Maravilha, pelo qual a Prefeitura do Rio pretende revitalizar a área portuária da cidade.

A convite da Odebrecht, Haddad esteve no Rio na semana passada para conhecer o projeto Porto Maravilha. A empreiteira, que toca as obras de revitalização numa área de 5 milhões de m², também tem interesse na Nova Luz.

A mudança pode atrasar ainda mais a implantação do programa, mas atende a uma reivindicação de moradores e comerciantes da área, que chegaram a paralisar, com liminares judiciais, o processo de elaboração do plano.

Haddad diz que vai voltar a conversar com os moradores sobre o plano e, se for o caso, fazer outras mudanças.

Na entrevista à Folha, Haddad deu detalhes de outros projetos de desenvolvimento urbano que fará em sua gestão, como o Arco do Futuro.

Primeira Edição © 2011