Professora morreu protegendo alunos em escola nos EUA, diz TV

Victoria Soto, de 27 anos, teria se jogado na frente das crianças. Seis adultos e 20 menores foram mortos; atirador também morreu.

15/12/2012 14:23

A- A+

G1

compartilhar:

Uma professora da escola primária Sandy Hook, na cidade americana de Newtown, Connecticut, onde seis adultos e 20 crianças foram mortos na sexta-feira (14) por um atirador, teria se jogado na frente dos alunos para salvá-los, antes de ser baleada e não resistir, segundo informações da emissora de TV dos EUA ABC.

Victoria Soto, de 27 anos, teria tentado proteger as crianças do assassino – identificado pelas TVs locais como Adam Lanza, de 20 anos –, que invadiu o colégio naquela manhã e fez vários disparos com armas de fogo, antes de se matar. O homem também teria matado a mãe, Nancy Lanza, em casa, antes de iniciar o ataque em Sandy Hook.

Considerada popular entre os estudantes e conhecida por estar sempre com uma goma de mascar na boca durante as aulas. A professora teria morrido logo após colocar os alunos em um armário para que ficassem escondidos. Em seguida, o atirador invadiu a sala e ela se pôs na frente das crianças, segundo informações de um primo de Victoria, Jim Wiltsie, feitas ao site ABC News.

"Tenho muito orgulho de ter conhecido Vicki. Seu sonho de vida era ser professora. E seus instintos falaram mais alto quando ela viu que os alunos poderiam se machucar", disse Wiltsie.

"Nos dá paz saber que Vicki estava fazendo o que amava, protegendo as crianças. Aos nossos olhos, ela é uma heroína", completou o primo.

A diretora da escola, Dawn Hochsprung, de 47 anos, e a psicóloga Mary Sherlach também foram mortas após confrontar o atirador. A diretora – classificada como uma entusiasta, sempre alegre – teria permitido a entrada do homem e sua passagem pelo sistema de segurança porque o reconheceu como filho de uma colega professora.

O tenente da Polícia Estadual de Connecticut, Paul Vance, informou que as vítimas já foram identificadas por um médico legista e que a lista com os nomes e datas de nascimento deve ser divulgada posteriormente. Vance também pediu que a privacidade das famílias seja respeitada.

Os investigadores esperam agora que uma funcionária da escola que foi baleada e sobreviveu possa ajudar a recompor o trágico incidente na Sandy Hook.

Primeira Edição © 2011