Programa DST/Aids promove ações de prevenção no centro da cidade

13/12/2012 14:38

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Iniciada no dia 19 de novembro, a programação alusiva ao Dia Nacional de Luta Contra a Aids, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids, foi encerrada no dia 7, no centro da cidade. Em parceria com o Instituto de Pesquisas e Diagnósticos Laboratoriais da (IPDL), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a ação disponibilizou testes laboratoriais para a população com o objetivo de detectar o vírus HIV, sífilis, HTLV, herpes, doença de Chagas e hepatites B e C.

Durante o evento, além da disponibilidade de insumos de prevenção como camisinhas masculinas e femininas, foram distribuídos materiais educativos para que a população mantenha-se bem informada a respeito das doenças em questão e cumpra o papel de multiplicadores dos conteúdos apresentados.

Segundo o psicólogo Marcello Araújo, integrante da equipe do Programa de DST/Aids, os profissionais atuantes na campanha se dedicaram para demonstrar os benefícios trazidos pela prevenção e detecção precoce dessas doenças, além de despertar a vontade da população em realizar a testagem. “Não podemos deixar de citar o comprometimento das dez unidades de saúde (US) de diversas regiões de Maceió com a campanha para garantir a acessibilidade ao teste a todos os maceioenses”, reforçou.

De acordo com a equipe, além de o teste ser acessível às gestantes em todas as US, o teste rápido, que fornece diagnóstico em 15 minutos, está disponível para os usuários nas unidades de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes), Djalma Loureiro (Clima Bom), Ib Gatto Falcão (Tabuleiro), São José (Canaã), João Paulo II (Jacintinho), Jorge David Nasser (Ipioca), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Denisson Menezes (Tabuleiro), Edvaldo Silva (Fernão Velho) e PAM Bebedouro.

Os resultados dos testes realizados durante a ação serão entregues aos usuários dentro de 30 dias na US mais próxima de sua residência e são sigilosos, ou seja, serão entregues apenas ao próprio usuário que realizou o exame.

Primeira Edição © 2011