Artesão exibe castelo de areia para garantir festejos natalinos

Fascínio escultural chama a atenção na Praia de Ponta Verde

13/12/2012 14:06

A- A+

Márcio Ândrei

compartilhar:

Com o intuito de arrecadar recursos para sustentar a família e garantir os festejos natalinos, o jovem artesão Fabiano Ferreira, 29 anos e natural de Ferreiros, Zona da Mata de Pernambuco, decidiu mostrar um pouco da sua arte em Maceió, especificamente na Praia de Ponta Verde, criando um grande castelo de areia em frente ao antigo restaurante Famiglia Giuliano. 

De passagem rápida no “Paraíso das Águas”, Fabiano que já construiu castelos de areia em João Pessoa, capital da Paraíba e, ultimamente estava com criações na Praia de Boa Viagem, em Recife, Pernambuco, teve vontade de conhecer a capital alagoana, onde desembarcou na  última terça-feira (11), para apresentar aos turistas e maceioenses um pouco de sua arte, além disso, arrecadar dinheiro, com a construção do castelo, para continuar sustentando a família, garantir a ceia de natal e uma ótima virada de ano.

O artesão começou a trabalhar com 14 anos, na época lidava com a criação de panelas, animais, casas, entre outros objetos ligados a mistura de argila e água. Em busca de novos horizontes Fabiano resolveu dar prioridade às artes relacionadas à areia da praia, deixando de produzir temporariamente esculturas originadas da argila e água.

As criações relacionadas aos castelos são de autorias próprias, todos os projetos não são relacionados aos memoráveis castelos medievais nem aos das grandes produções cinematográficas. Fabiano que herdou do pai, aposentado há cinco anos, o dom de construir belas obrar com areia da praia, constrói castelos com o auxílio da água do mar que garante a sustentação das esculturas sem permitir desmoronamentos. Fabiano produz os castelos usando espátulas de plástico e colher de pedreiro.

O artesão fica em Maceió exibindo o castelo até o Natal, no dia seguinte Fabiano embarca para Pernambuco com a esperança de garantir para a sua família o complemento das festas de final de ano, melhor que as outras edições.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011