Secretário da Educação anuncia rateio dos professores e confirma concurso para início de 2013

Adriano Soares garantiu que concurso ocorrerá até abril e que, até 20 de dezembro, professores e monitores receberão pagamento do rateio

07/12/2012 06:56

A- A+

Marcela Oliveira

compartilhar:

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, garantiu que o concurso público para a pasta ocorrerá no primeiro semestre de 2013. Ele também destacou que o rateio dos professores será pago ainda neste mês. Os assuntos foram abordados em entrevista ao radialista França Moura, do Programa Cidadania, na manhã desta sexta-feira (07).

De acordo com o secretário, o certame será para o preenchimento de 3400 vagas. “O concurso vai ocorrer em março ou abril. Quem é professor e quer entrar na rede pública estadual de ensino pode começar a estudar que a comissão está trabalhando e o edital vai sair no primeiro semestre do ano que vem”, garantiu ele.

Em informe anterior, a SEE havia informado que a maior parte das vagas será destinada para professores e que o concurso também deve selecionar candidatos para os cargos administrativos das escolas da rede estadual.

Rateio

Ainda durante a entrevista, o secretário anunciou que os professores na ativa, os que se aposentaram este ano e os monitores receberão rateio agora em dezembro. Ele explicou que os servidores do magistério receberão 2,5 folhas de pagamento. Já o monitor, receberá proporcionalmente ao tempo de serviço.

“O rateio tem por base a folha de janeiro não é porque é menor em relação ao pago em novembro. Isso é indiferente para os ganhos com o rateio. Estamos usando a folha de janeiro para beneficiar também os que se aposentaram depois, durante o ano de 2012. É uma forma de beneficiarmos parte dos aposentados”, explica Soares acrescentando que o rateio é calculado através da divisão dos recursos disponíveis pelo número de beneficiados.

“O servidor do magistério vai receber duas folhas e meia a mais sem desconto previdenciário. Em janeiro, vamos saber se podemos pagar mais uma ou duas folhas. Isso vai depender dos ajustes de contas com o Governo Federal”.

Adriano Soares destacou que o projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e que até o dia 20 deste mês o rateio deve ser liberado na conta do servidor. “Antes do recesso, os deputados devem aprovar e até o dia 20 será pago junto com o 13º salário”.

Administrativos

Quanto aos cerca de seis mil servidores administrativos, Soares afirmou que eles não terão direito ao rateio. Em contrapartida, devem ter o Plano de Cargos e Subsídios aprovado na próxima semana na ALE. “O administrativo não entra no rateio, mas terá seu Plano e passa a ter aumento. Semana que vem os deputados devem está apreciando esses dois projetos importantes para servidores da Educação”.
 

Primeira Edição © 2011