Ufba tenta impedir matrícula de estudante condenado por pedofilia

Liminar concedida pela juíza Lilian da Costa Tourinho determina o reingresso de Diogo Nogueira Moreira Lima no curso de Medicina

06/12/2012 06:27

A- A+

Correio 24 Horas

compartilhar:

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) entrou ontem com um recurso à decisão liminar concedida pela juíza Lilian da Costa Tourinho, da 16ª Vara de Justiça Federal, que determina o reingresso de Diogo Nogueira Moreira Lima no curso de Medicina.

Diogo foi condenado por pedofilia em 2009, após ser preso e confessar ter abusado de pelo menos 15 menores com idades entre 7 e 15 anos. “Não entramos na questão do estudante não ter feito a matrícula em anos consecutivos, mas na especificidade de um rapaz que já foi diagnosticado com essa psicopatia querer fazer Medicina, um curso que vai exigir contato com crianças e adolescentes nos estágios. Queremos proteger a todos com essa decisão, inclusive ao próprio Diogo”, afirmou o pró-reitor de graduação, Ricardo Miranda.

Segundo ele, o colegiado do curso também é contra o reingresso e tenta negociar com o estudante a possibilidade de um processo administrativo para que ele escolha outro curso.

“Não queremos punir o rapaz, mas não podemos facilitar casos de recaída”, completa Miranda. Para a defesa de Diogo, a postura é “preconceituosa”.

Primeira Edição © 2011