Funcionários dizem que elevador que caiu no Rio havia sido reformado há 15 dias

Seis passageiros ficaram feridos e um fraturou o joelho após acidente do Edifício Botafogo

06/12/2012 05:51

A- A+

iG

compartilhar:

Um elevador de prédio comercial de 11 andares em Botafogo, na Zona Sul do Rio, despencou nesta quarta-feira de manhã do 9º andar com oito pessoas dentro. Seis passageiros sofreram ferimentos leves e um fraturou o joelho.

Segundo funcionários do Edifício Botafogo, que fica na Rua da Passagem 123, houve pânico e gritaria. Eles afirmam que o equipamento, com capacidade para 10 usuários, passara recentemente por reforma, realizada pela empresa Otis, e havia sido liberado há 15 dias.

 

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea), que vistoriou o local, houve falha mecânica. A entidade vai notificar a empresa, pois a mesma fazia manutenções sem atualizar as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) — documento obrigatório para reformas.

O caso está sendo investigado na 10ª DP (Botafogo). O síndico do prédio, o responsável pela manutenção e o Crea já foram intimados.

Segundo o vice-presidente do Crea, Jaques Sherique, a queda brusca foi entre o 2º andar e o fosso, e por isso o acidente não foi mais grave: “Os dois freios não funcionaram, senão evitariam a colisão. Embora o elevador tenha descido em alta velocidade desde o 9º andar, só despencou no 2º”.

Funcionários de empresas que ocupam o prédio queixaram-se da fraca manutenção: “Os quatro elevadores enguiçavam, paravam, a porta não abria. Já tinha medo, agora será pior”, conta o publicitário Matheus Tapioca, 36. “O barulho foi alto e as pessoas choraram”, relata a publicitária Jaqueline Mendonça, 27. Procurada, a Otis não se manifestou.

Primeira Edição © 2011