259 servidores do HU podem ser demitidos até o fim do ano

Exonerações podem levar ao fechamento do hospital em Maceió

06/12/2012 08:01

A- A+

Redação

compartilhar:

O Tribunal de Contas da União determinou a exoneração de 259 servidores não concursados do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, até o próximo dia 31 de dezembro. Com a demissão, os serviços do hospital podem ser prejudicados e suspensos definitivamente. 

A alternativa para manter o funcionamento do hospital, segundo a direção do HU, seria um acordo entre as universidades com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que será implantada em todo o Brasil, com o objetivo de reformular o quadro de funcionários. Os 259 servidores foram contratados da antiga Fundação de Ensino Pesquisa e Extensão (Fundepes).

Contudo, para o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), a contratação pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) representa uma privatização dos serviços de saúde oferecidos pelo HU.

Diante do impasse, alguns setores do hospital, formado 100% pelos servidores contratados sem concurso público, estão prestes a fechar. “A realidade é essa. O prazo termina no dia 31, impreterivelmente e só um acordo entre as partes pode resolver essa pendência. O reitor da Ufal Eurico Lôbo está tratando dessas negociações e tentando a carta de adesão a esta nova empresa, esta nova realidade. Esforço não vai faltar, mas não depende apenas da Ufal”, disse Paulo Teixeira, diretor do Hospital do Universitário.
 

Primeira Edição © 2011