Em Maceió| Morte de animais após vacinação preocupa donos

De acordo com estudante de veterinária, cães e gatos precisam passar por avaliação clínica antes de serem vacinados

04/12/2012 13:32

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

Alguns donos de animais que foram vacinados a partir do Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos em Alagoas, realizado no sábado (24), entraram em contato com o Primeira Edição para denunciar a morte de alguns desses bichos logo após receber a dose da vacina.

De acordo com a diarista Marinalva Silva dos Santos, sua cadela de 2 meses, Natasha, morreu cerca de dois dias depois de receber a vacina. “Outro filhote aqui do vizinho também morreu, e também fiquei sabendo de outros animais aqui do bairro que acabaram morrendo depois de serem vacinados”, afirma.

Para o estudante de veterinária, Lucas Laurindo, vários fatores podem ter influenciado para a morte dos cães. “Não é tão incomum em campanhas de vacinação o registro de morte de animais. Alguns podem estar doentes e sem apresentar sinais clínicos, e a imunidade baixa junto com a dose pode causar o óbito”, explica.

Lucas aconselha que os donos levem sempre os seus bichos para uma avaliação clínica com um veterinário antes de levá-lo para ser vacinado.

Porém, especialistas na área afirmam que as mortes de animais em um mesmo bairro não podem ser consideradas assim tão comuns. Os óbitos podem ter sido causados por um lote de vacinas mal produzidas, ou por um erro na aplicação.

O Primeira Edição tentou entrar contato com a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), mas os telefones estavam desligados.
 

Primeira Edição © 2011