O uso de anticoncepcionais para cadelas e gatas é altamente desaconselhável. Entenda os motivos

A castração é a melhor alternativa para evitar a prenhez de cadelas e gatas. Promove saúde e evita doenças e ninhadas indesejadas

03/12/2012 05:37

A- A+

PetNipon

compartilhar:

Absurdo
Pedi ao veterinário paulista Marcos Fernandes para fazer um texto para a coluna alertando sobre os perigos das injeções e comprimidos anticoncepcionais para cadelas e gatas. Recebo alguns e-mails e contatos de leitores que ainda utilizam este método contraceptivo. Isso muito me espanta, não tanto por conta do uso por parte dos responsáveis por peludos, na maioria das vezes leigos e confiantes no saber médico, mas por ainda haver veterinários que se prestem a cometer um absurdo destes.

Anticoncepcional
O controle de natalidade em animais domésticos é um dos maiores desafios nos dias de hoje, especialmente nos grandes centros urbanos, em função das populações de cães e gatos errantes e da falta de prática dos conceitos de guarda responsável (castração sempre). O princípio ativo deste medicamento é o Acetato de medroxiprogesterona e sua ação é retardar ou suprimir a fase de aceitação sexual dos animais, além de incômodos como o sangramento das cadelas.

Efeitos colaterais
Os anticoncepcionais injetáveis foram muito utilizados na década de 80 e no início da década de 90. No entanto, há efeitos colaterais após o uso destes tratamentos, pré-dispondo as fêmeas a apresentar tumores de mama e infecções uterinas (metrites) em função do princípio ativo ser um hormônio (progesterona). Há uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional, pois caso contrário pode ocasionar mais problemas.

Perigo
Muitas pessoas aplicam a medicação por conta própria, quando o animal já está no cio, o que é extremamente prejudicial. Além disso, é muito comum gatas prenhes receberem a medicação por seus responsáveis não saberem que elas estão gestantes, levando os fetos à morte. Em cadelas o correto é fazer a aplicação antes do estro (cio) esperado. Antes da aplicação deve-se determinar o estágio do ciclo, a partir do quadro clínico, anamnese e citologia vaginal (verificar exatamente as células que ali estão, comprovando a exata fase do ciclo estral em que se encontra a fêmea).

Evite
Em gatas, para um controle eficaz, o produto deve ser administrado três a seis semanas depois do cio ou uma semana depois do desmame dos filhotes. Enfim, o controle de natalidade pela ação de anticoncepcionais, embora seja uma alternativa, deve ser evitada pela possibilidade de doenças relacionadas após seu uso. Vale reforçar o que qualquer pesquisa rápida na web encontra: o uso de injeções anticoncepcionais para cadelas e gatas aumenta muito o risco delas terem piometra!

Alertas
“Uma incidência aumentada de piometra está associada com a administração de estrógeno para evitar gravidez indesejadas, e por isso seu uso é contra-indicado. A administração de progesterona a gatas também pode desencadear piometra”. Fonte: CliniPet. “Devido aos riscos de ocorrer piometra e a pobre eficácia na prevenção da gestação, os autores concluíram que os estrógenos não devem ser usados para prevenir a gestação em cadelas”. Fonte: Adestre seu Pet. “É importante ressaltar ainda que o uso de anticoncepcionais para evitar a prenhez aumenta muito o risco de desenvolvimento de piometra e tumores de mama, até mesmo em cadelas jovens”. 

Primeira Edição © 2011