Túnel desaba deixando mortos e desaparecidos no Japão

Polícia não sabe informar o número de vítimas fatais do acidente. Agentes viram vários corpos carbonizados, mas risco de novo desabamento atrasa os trabalhos

02/12/2012 05:28

A- A+

iG

compartilhar:

Um túnel localizado na cidade de Yamanashi, a 80 km ao oeste de Tóquio, desabou deixando um número ainda incerto de mortos e ao menos sete desaparecidos, segundo informações da polícia publicadas pela imprensa local. A estrutura desabou por volta das 8h no horário local (19h de sábado, no horário de Brasília).

O túnel tem 4,7 km de extensão e liga a capital ao oeste do país pela rodovia Chou. As causas do acidente não foram definidas. Operações para socorrer vítimas chegaram a ser interrompidas devido aos riscos de um novo desabamento da obra fragilizada, anunciou a agência Jiji.

De acordo com um porta-voz da polícia da prefeitura de Yamanashi, membros da equipe policial viram vários corpos carbonizados em um automóvel dentro do túnel, chamado Sasago. "Não sabemos ainda o número de mortos", disse. No entanto, a Reuters divulgou que pelo menos três corpos carbonizados foram retirados dos escombros.

A agência Kiodo afirmou, citando fontes do governo, que sete pessoas estavam desaparecidas após a queda de parte da cúpula do túnel de Sasago. Segundo os bombeiros, dois veículos ainda foram esmagados por blocos de cimento e um terceiro chegou a pegar fogo. Os bombeiros informaram que o incêndio foi extinto cerca de três horas após o acidente.

Ao menos duas mulheres ficaram feridas e foram hospitalizadas, disse o chefe dos bombeiros da prefeitura de Yamanashi. "Estavam conscientes. Uma delas, de 28 anos, teve feridas na cabeça, rosto e mãos. A outra, de 37 anos, sofreu algumas contusões". De acordo com o oficial, um caminhoneiro pediu ajuda a um colega do interior do túnel e uma ambulância se dirigiu ao local.

*com AFP, AP e Reuters 

Primeira Edição © 2011