Ações de mobilização do Dia Mundial da Luta Contra Aids iniciam em Maceió

Atividades prosseguem no sábado (1) e domingo (2), respectivamente no Benedito Bentes e Orla de Maceió

30/11/2012 13:35

A- A+

Ascom - Sesau

compartilhar:

As ações de mobilização alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra Aids – instituído em 1º de dezembro - iniciaram nesta sexta-feira (30), no Calçadão do Comércio, em Maceió. Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió teve o objetivo de convidar a população a fazer o teste rápido no PAM Salgadinho.

A atividade contou com a distribuição de preservativos, uma tenda de cuidados com o serviço de corte de cabelo, apresentação do Coral de Idosos do Sesc, que homenageou Luiz Gonzaga – e a construção de uma colcha de retalhos com mensagens relativas à luta contra Aids, que será colocada no Centro de Testagem e Aconselhamento do PAM Salgadinho.

De acordo com Janaina Valença, coordenadora de Saúde do Sesc, a aceitação do preservativo feminino tem sido boa. “Como toda novidade causa estranhamento, assim também é com o preservativo feminino. Mas as mulheres estão mais receptivas e atentas aos esclarecimentos sobre o uso”, disse a coordenadora, lembrando que a camisinha está disponível, gratuitamente, nos Postos de Saúde.

Segundo a coordenadora municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, o preservativo é a forma mais importante de prevenção do vírus HIV. “O uso do preservativo evita mortes e novos casos da doença. Apenas em Maceió, em 2012, 24 pessoas morreram com a doença e 140 novos casos foram notificados”, pontuou Sandra Gomes. “Quem tiver dúvidas, é melhor fazer o teste da Aids, que o resultado sai em 30 minutos”, acrescentou.

A ação contou ainda com uma oficina do Sesc, que mostrou como elaborar o dispensador de camisinhas masculinas de forma criativa e econômica. Sobre o dispensador, que foi elaborado pela Sesau e já conta com unidades em vários pontos estratégicos, o Sesc teve a ideia de utilizar as próprias caixas de camisinha, customizá-las e distribui-las para escolas e demais locais da cidade, pensando numa maior disseminação dos preservativos.

A agenda da Luta Contra Aids continua neste sábado (1º), na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, onde será montada a estrutura da mobilização, além de disponibilização do teste rápido no local, das 8h às 12h. No domingo (2), as ações acontecem no Espaço de Lazer da Orla de Maceió, com ações de prevenção, aconselhamento, Fique Sabendo e vacinação.

Primeira Edição © 2011