Revisão na expectativa de vida vai mudar valor de novas aposentadorias

Para quem estiver na faixa entre 55 a 60 anos, benefício deve aumentar. IBGE mostrou que a expectativa de vida ao nascer subiu para 74,08 anos.

29/11/2012 13:31

A- A+

G1

compartilhar:

Parte dos trabalhadores que pedirem, a partir da próxima semana, aposentadoria por tempo de contribuição à Previdência Social vai receber um benefício um pouco maior do que aqueles que fizeram o pedido nesta semana. Isso acontece porque, com a revisão da expectativa de vida do brasileiro, o Ministério da Previdência irá atualizar a tabela do chamado “fator previdenciário”.

Nesta quinta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a a esperança de vida ao nascer no Brasil subiu para 74 anos e 29 dias (74,08 anos). A partir das informações do Censo Demográfico 2010, foram feitas também revisões na expectativa de sobrevida dos brasileiros, que foi reduzida para aqueles com mais de 55 anos.

Como o fator previdenciário leva em conta a expectativa de vida dos brasileiros – quanto maior a expectativa de sobrevida, menor o valor do benefício, já que se espera que o contribuinte vá recebê-lo por mais tempo – para uma boa parte dos trabalhadores, a mudança mudará para melhor o valor do benefício.

Pelos cálculos do advogado Breno Dias Campos, do escritório Lacerda Advogados, para quem estiver na faixa entre 55 a 60 anos, o ganho com o novo cálculo será por volta de 0,11%. No ano passado, segundo o especialista em direito previdenciário, houve redução média de 0,43% no valor do benefício.

"Para alguns irá reduzir e para outros aumentar", explica Campos. "Os números do Censo 2010 puxaram a expectativa de vida para bases mais realistas. Aqueles que estão no final da carreira, com mais tempo de contribuição, vão conseguir se aposentar com alguma vantagem, pois o desconto será um pouco menor".

Já para o trabalhador com menos tempo de carreira e de contribuição, o valor inicial da aposentadoria deverá sofrer uma leve redução, explica o advogado, diante da elevação da expectativa de vida dos brasileiros.

Primeira Edição © 2011