ONU vota mudança de status da Palestina

Pleito palestino é ser reconhecido como Estado observador das Nações Unidas

29/11/2012 15:20

A- A+

Estadão

compartilhar:

Começa a votação na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, que deve reconhecer a Palestina como Estado observador das Nações Unidas. Atualmente, a Palestina é uma "entidade" observadora. Cerca de 150 países são a favor do novo status, entre eles Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul e os europeus França, Espanha, Suíça e Dinamarca.

Israel e os EUA são contra o reconhecimento. Israel afirma que o reconhecimento de um Estado só pode ser resultado de um processo de negociação entre os dois lados, mesma posição do país norte-americano. A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Victoria Nuland, declarou que Washington não é contra os palestinos, mas que "a criação da Palestina deve ser feita por meio de negociações, não na Assembleia-Geral."

A Grã-Bretanha, que vinha com uma posição próxima a da americana, não descartava a possibilidade de votar a favor. A Alemanha e a República Checa também indicavam que poderiam votar contra. A maioria dos outros países europeus, como a Itália, optará pela abstenção.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, tentou em 2011 obter a condição de membro pleno das Nações Unidas, mas, precisaria também da aprovação do Conselho de Segurança - no qual Obama afirmou que usaria o poder de veto americano, inviabilizando a iniciativa.

Primeira Edição © 2011