Brasil é 6º país afetado por eventos climáticos extremos

29/11/2012 12:56

A- A+

Exame

compartilhar:

Mais de mil pessoas morreram no Brasil por conta de eventos climáticos extremos e as tragédias custaram aos cofres do país cerca de US$ 4,7 bilhões. Os dados são do relatório Indicador de Risco Climático Global 2013, da organização alemã Germanwatch, que apontou as 10 nações que mais sofreram com eventos climáticos extremos no último ano por conta das mudanças do clima.

Nosso país ocupa a sexta colocação no ranking. Já Tailândia, Camboja e Paquistão são os três primeiros colocados da lista do relatório, divulgado propositalmente nesta terça-feira (27) na tentativa de chamar a atenção dos negociadores que estão participando da COP18 de Mudanças Climáticas para a importância de se debater não só a redução das emissões de gases do efeito estufa, mas também o investimento em ações de mitigação e adaptação às alterações do clima.

“Os eventos extremos resultantes das mudanças climáticas estão aí, para todos verem, mostrando que os governos devem, cada vez mais, se preocupar com seus impactos sobre as pessoas e a economia, que só tendem a piorar”, disse Sven Harmeling, autor da publicação. Ele completou: “Espero que esse estudo estimule ações mais efetivas de adaptação e mitigação. Muitos países em desenvolvimento já estão tomando medidas para se prepararem para desastres relacionados ao clima, mas o apoio financeiro e estrutural das nações desenvolvidas é essencial para aumentar ainda mais a prevenção desses eventos e a resiliência dos países pobres”.

A pesquisa ainda analisou os impactos dos eventos climáticos extremos nas últimas duas décadas, entre 1992 e 2011, em todo o mundo e constatou que mais de 530 mil pessoas morreram por conta das tragédias nesse período.

Primeira Edição © 2011