Quem ainda não vacinou seu cão ou gato, imunização antirábica continua em Maceió

Quem perdeu o Dia 'D' da vacinação antirrábica, tem até o final de semana para vacinar o animal no CCZ ou em postos volantes que serão montados

28/11/2012 07:21

A- A+

Redação

compartilhar:

O Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos em Alagoas foi desencadeado no sábado passado (24), mas para quem perdeu o prazo e por algum motivo não conseguiu imunizar seu animal de estimação no dia ‘D’, ainda há tempo para proteger seu bichinho.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), informa que até o dia 30 [sexta-feira] a vacinação segue no Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), localizado na Cidade Universitária.

Além do CCZ de Maceió, a vacinação também continua em uma unidade de saúde de cada Distrito Sanitário de Maceió.

Como último chamado para a vacinação de cães e gatos em Maceió, a SMS vai montar, nos dias 1º e 2º de dezembro, postos volantes nos Shopping Maceió e Pátio Maceió com equipes de vacinadores com o intuito de atingir a meta estipulada pela Secretaria Municipal. Ainda neste postos volantes, os animais que estão domiciliados no CCZ de Maceió estarão a disposição da população em Feiras de Adoção.

Campanha em Alagoas

De acordo com SMS, o Estado atingiu o número de 80.842 cães e 29.844 gatos vacinados somente no dia ‘D’ da Campanha, realizada no último sábado (24). Mas para atingir a meta estipulada de 120 mil animais vacinados, as equipes de vacinadores continuam circulando pela zona rural dos municípios e, em Maceió, o CCZ também continua com a ação.

Segundo o coordenador do CCZ, Charles Nunes e Silva, a população respondeu ao chamamento da campanha, garantindo mais um ano de imunização dos seus animais contra a doença, contribuindo para que Maceió continue a evitar a ocorrência de casos de raiva, que ainda tem o Nordeste como uma área endêmica. Ele lembra que a raiva causa a morte do animal em dez dias, por isso, é preciso sensibilizar a população continuamente, no sentido de manter o cuidado adequado, proporcionado pela vacinação anual.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento. Sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da vacina, ainda morrem anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo.

O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos.

*Com SMS e MD Saúde

Primeira Edição © 2011