Jornal chinês cai em piada de site dos EUA sobre ditador norte-coreano

27/11/2012 15:14

A- A+

Folha.com

compartilhar:

O site do jornal chinês "People's Daily", pertencente ao Partido Comunista, caiu nesta terça-feira em uma notícia humorística do americano "The Onion". A página qualificou o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, como o homem mais sexy do mundo.

Além da nota, o "People's Daily" fez uma galeria com 55 fotos do ditador norte-coreano, com o título "O Homem mais Sexy vivo do 'The Onion' 2012". O jornal também copiou partes do texto do site americano, que ironizavam a escolha.

"Abençoado com um ar de poder que mascara qualquer lado fofo e dócil, Kim faz esse conselho editorial desmaiar com seu senso impecável de moda, um corte de cabelo chique e, claro, aquele famoso sorriso", disse.

Dentre as fotos selecionadas, estão algumas em que supervisiona as tropas, acena para o público e anda a cavalo. O jornal ainda não respondeu sobre o tema e até às 12h desta terça não havia retirado a página do ar.

O "The Onion" costuma eleger, de forma satírica, o homem mais sexy do ano, assim como sites de entretenimento em todo o mundo. Os últimos escolhidos foram o dirigente sírio, Bashar Assad, em 2011, e o investidor Bernie Madoff, em 2010.

OUTROS CASOS

Não é a primeira vez que um meio chinês cai em uma piada do "The Onion". Em 2002, o "Beijing Evening News" publicou uma notícia ficcional de que o Congresso americano construiria um novo prédio e deixaria Washington.

Em setembro, a agência iraniana Fars, pertencente aos Guardiães da Revolução (Exército), publicou como verdadeira uma notícia do site.

A reportagem se baseava em uma falsa pesquisa Gallup que mostrava o presidente Mahmoud Ahmadinejad à frente de Barack Obama na intenção de voto da eleição americana.

O site citava o levantamento como feito entre americanos brancos e moradores da zona rural do país, área mais conservadora dos Estados Unidos.

Primeira Edição © 2011