Alagoas realiza campanha de mobilização para realizar o teste da Aids

27/11/2012 08:47

A- A+

Divulgação

compartilhar:


Alagoas apresenta uma média de registro de um caso de Aids por dia, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Assim como o Brasil, o Estado apresenta uma epidemia crescente da doença, ocupando o 20º lugar no ranking de número de casos no país e a 4ª posição do Nordeste, ficando atrás de Pernambuco, Maranhão e Ceará.

Devido aos números crescentes de casos de Aids no Nordeste, Norte e Sul do país, o Ministério da Saúde (MS) aliou a estratégia da Campanha Nacional de Mobilização Fique Sabendo - que incentiva a realização do teste da Aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame - ao Dia Mundial da Luta Contra Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

Com o lema “1º de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra Aids. Faça o teste da Aids. Não fique na dúvida, fique sabendo”, o MS tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e a confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos. Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Moreira, o teste da Aids é importante porque o diagnóstico precoce é a única forma de evitar as mortes prematuras.

“A taxa de detecção da Aids é crescente, assim como também tem aumentado o número de casos de pessoas infectadas e também o percentual de mortalidade. Isso se deve ao diagnóstico tardio, visto que hoje a doença possui tratamento medicamentoso que fortalece o sistema imunológico e aumenta, consideravelmente, os anos de vida do paciente”, explicou Cleide Moreira.

Panorama em Alagoas

O Brasil apresenta uma taxa de 20.2 casos de Aids a cada 100 mil habitantes; no Nordeste são 13.9 casos; e em Alagoas a taxa de incidência é de 11.1 casos - segundo dados de 2011. Desde quando foi registrado o primeiro caso de Aids no país, em 1986, até o mês de julho de 2012, o Estado notificou um total de 3.850 casos acumulados da doença - sendo 2.578 casos em homens e 1.275, em mulheres. Apenas em 2011, foram 350 casos.

De acordo com Cleide Moreira, a faixa etária predominante de infecção da doença é a de 30 a 39 anos, seguida da faixa de 40 a 49 anos. “Mas existe um crescimento do número de casos de Aids em todas as faixas etárias, inclusive nas crianças”, acrescentou a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau.

Maceió é a 17ª capital brasileira com maior taxa de detecção de casos de Aids no país. Dos municípios alagoanos com maior número de casos da doença, Matriz do Camaragibe lidera com 25,2 casos a cada 100 mil habitantes. Maceió, Colônia Leopoldina, Marechal Deodoro, Igaci, União dos Palmares e Maragogi seguem no ranking com, respectivamente, 21.8, 19.8, 17.1, 15.9, 14.4 e 13.7 casos.

“Alagoas tem demonstrado crescimento da sua taxa de detecção. Essa curva ascendente demonstra que o risco de se adoecer por Aids no ano 2000 teve um incremento de 295% em relação a 1990. E o ano de 2011, em relação ao 2000, o incremento foi de 117%. Quanto à categoria de exposição para os casos de Aids em adulto no sexo masculino, a categoria heterossexual vem apresentando crescimento e superando a categoria de exposição de Homens que fazem Sexo com Homem”, explicou Cleide Moreira.

Campanha

Este ano, a campanha do MS é focada para as classes C, D e E, além das populações segmentadas, como homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis, mulheres profissionais do sexo e a convocação dos profissionais e gestores da saúde para incentivarem o diagnóstico.

O Estado vai disponibilizar aos municípios dois milhões de preservativos masculinos e femininos, 100 mil sachês de gel lubrificante, 10 mil testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, 50 mil panfletos com material educativo e 600 doses de vacinas de Hepatite B, DT e Influenza.

Dentre as atribuições de rotina, a Sesau recebe, conserva e distribui os medicamentos retrovirais encaminhados pelo Ministério da Saúde e adquire e distribui medicamentos de infecção oportunista, além de ampliar e implementar atividades de prevenção, vigilância, detecção precoce e tratamento mais imediato dos casos de Aids.

Serviços

Em Alagoas, existem três serviços de referência para o tratamento da Aids. Prestam o serviço laboratorial o Hospital Universitário, o PAM Salgadinho e o Hospital Escola Dr. Helvio Auto - este ainda é referência em internação. “Por conta da campanha de mobilização do teste da Aids, organizamos o Pam Salgadinho para atender toda a demanda para o teste”, explicou Cleide Moreira.

“Ao todo, são 35 municípios capacitados para realizar o teste da Aids, 300 profissionais habilitados e 10 maternidades com o teste implantado - sendo oito em Maceió e duas em Arapiraca”, listou Cleide Moreira, acrescentando que o teste da Aids é um exame de rotina e faz parte da Atenção Básica. Por isso, no interior do Estado, para fazer o teste é preciso procurar uma unidade de Saúde para saber onde é realizado o exame.

Programação

Para incentivar a prática do teste da Aids no período da mobilização Fique Sabendo do Ministério da Saúde, o governo do Estado vai realizar ações nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro, em parceria com a cidade de Maceió.

Na sexta-feira (30), no Centro de Maceió, será montada a Tenda dos Cuidados no Calçadão do Comércio.

No sábado (1°), o serviço será levado ao Benedito Bentes, com realização do teste da Aids no local. No domingo (2), a ação acontece no espaço de lazer da Ponta Verde, na orla de Maceió, com os serviços de teste rápido, vacinação, aconselhamento e prevenção.

Ainda no domingo (2), acontece uma caminhada na orla da Ponta Verde em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra Aids com participação da banda de fanfarra composta por 40 estudantes da Escola Municipal Dr. José Haroldo Costa, professores, profissionais de saúde e representantes dos movimentos sociais. Ainda 80 estudantes formarão o laço humano da solidariedade e um grupo de teatro vai realizar encenações convidando a população para o teste da Aids.

A Tenda dos Cuidados, que conta com uma estrutura de quatro espaços, foca a prevenção, o aconselhamento, o Fique Sabendo e a vacinação. Na primeira tenda, serão realizadas atividades educativas, entrega de material educativo, demonstração do uso do preservativo, entrega dos preservativos, realização de aconselhamento coletivo e atividades teatrais.

O segundo espaço é reservado para o aconselhamento e o terceiro para a testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Na última tenda, as pessoas podem ser vacinadas contra Hepatite B, DT e Influenza, com a presença do Zé Gotinha.

Municípios

 A campanha do Dia Mundial da Luta Contra Aids se estende também para os municípios alagoanos. Será realizada a implantação da testagem da Aids no Hospital Professor Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, no dia 26 de novembro; e nas Unidades de Saúde Batingas, Manoel Teles, no dia 27 e Arnon de Melo e Daniel Houly, no dia 28, todas em Arapiraca.

A estratégia Fique Sabendo acontece em Penedo e Marechal Deodoro - nos PSFs Estiva e Taperaguá, nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro, tanto nas Unidades de Saúde das cidades quanto na Festa Literária de Marechal Deodoro - Flimar. Ainda no dia 28, a testagem acontece também em Arapiraca, no Largo Dom Fernando Gomes. No dia 30, o Fique Sabendo continua nas três cidades e ainda em Maceió - no PAM Salgadinho e no Calçadão do Comércio.

No dia 1º de dezembro, o Fique Sabendo vai para a Feirinha do Tabuleiro, em Maceió, e o município de Campestre. No dia 2, a ação acontece na Orla de Maceió. No dia 3, a atividade será em União dos Palmares e também volta a Marechal Deodoro, prosseguindo no dia 4 e 5, e neste último dia estará presente em Penedo. Ainda durante o mês de dezembro, o Cine Sesi estará exibindo mensagens da campanha durante a exibição dos filmes.

Primeira Edição © 2011