Fundação lança livro sobre Dom Avelar Brandão

26/11/2012 09:23

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Será lançado nesta terça-feira, 27, pela Fundação Teotônio Vilela, na 29ª edição da Semana Teotônio Vilela, o livro “100 anos de Dom Avelar”, pelo escritor Marcos Vasconcelos Filho, que conta a trajetória de vida do Cardeal Primaz do Brasil. Segundo a presidente da fundação, Janice Vilela, neste ano, a instituição homenageia a vida e o legado de alagoanos como o Menestrel Teotônio Vilela, Dom Avelar, Carlos Moliterno, Diégues Júnior e Padre Teófanes.

“São homens que prestaram serviços inquestionáveis à história de cidadania de Alagoas”, aponta Janice Vilela. “Cada um deles teve uma participação importante em cenários políticos e intelectuais do nosso Estado, cujo foco sempre foi o de garantir a liberdade, direitos iguais, informações, cultura e qualidade de vida ao nosso povo”, acrescentou. “Neste ano, vamos comemorar exatamente o legado de todos eles à nossa história”, reforçou.

O livro sobre Dom Avelar remonta à sua história de religiosidade e a sua formação cidadã em defesa dos mais pobres e do desenvolvimento em cada arquidiocese por onde passou. “Dom Avelar faria cem anos no dia 13 de junho deste ano e esta é uma obra que não só conta a sua história, mas traz revelações e lições de uma vida dedicada ao trabalho em favor dos mais necessitados, com rigor no exercício de cidadania que ele já trazia do berço”, diz Janice.

Dom Avelar foi consagrado Bispo aos 34 anos de idade e foi arcebispo de Teresina (PI), Petrolina ( PE) e Salvador (BA). O evento acontecerá às 19h, na Fundação Teotônio Vilela, no bairro de Jaraguá, e contará com performances de atores alagoanos de José Márcio Passos, Anne Oliva, Ronaldo de Andrade, Neilda Cavalcanti, e apresentação do Coretfal.

Primeira Edição © 2011