Símbolos da Cultura Negra estão espalhados na capital

Por falta de cuidados, lugares passam despercebidos pela população

20/11/2012 13:46

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Comemorado nesta terça-feira (20), o Dia da Consciência Negra é lembrado em todo país a partir da resistência de Zumbi e seus companheiros no Quilombo dos Palmares. O Primeira Edição percorreu os principais monumentos referentes à Cultura Afro na cidade de Maceió e constatou a realidade de cada um.

Levando o nome do símbolo da resistência, a Praça dos Palmares foi reformada em 1990 e recebeu um grande “Z” em homenagem a Zumbi. O local que já foi abrigo para os ambulantes, passa atualmente por uma pequena reforma nos canteiros de flores e serve de terreno para o comércio local, na venda de churrasco e bebidas no fim da tarde.

Marcos Filipe Sousa

Na Praia de Cruz das Almas já não existe a Praça Ganga Zumba. O líder negro tinha uma estátua no local e em épocas como essa, a região era palco para manifestações culturais. “Sempre tinha um pessoal jogando capoeira nos finais de semana”, disse o aposentado Mário Ferreira, morador do local há 20 anos. As reformas na praça estão paradas e a estátua não voltou ao local.

Marcos Filipe Sousa

No novo ponto de ônibus ao lado do Sesc Poço se encontra a estátua em homenagem a Mãe Preta na Praça 13 de Maio. Inaugurada e 1968, a escultura está sem as cores originais e com marcas de vandalismo, como pichações.

Inaugurado em março de 2006, pelo então Governador Ronaldo Lessa, o Palácio República dos Palmares traz em seu nome a homenagem ao Quilombo. Por se tratar da sede do Estado é o único que está em bom estado de conservação. A estrutura abriga o Gabinete do Governador, o Gabinete Civil e o Gabinete Militar.

  Marcos Filipe Sousa  


 

Primeira Edição © 2011