Reflexão sobre Ações Afirmativas em Alagoas

A Série IZP no Mês da Consciência Negra vai ao ar nesta terça-feira (20) pela Rede Educativa Rádio Educativa (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo) com reapresentação 11 horas, pela Difusora AM.

20/11/2012 08:36

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Nesta terça-feira, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, a série de programas especiais “IZP no Mês da Consciência Negra” faz uma reflexão sobre As Ações Afirmativas em Alagoas. Participam desta edição, o sociólogo e Membro do Núcleo de Estudos sobre a violência em Alagoas - NEVIAL/UFAL, Carlos Martins, a jornalista Helciane Angélica, membro da Cojira-AL e do Anajô; Allex Sander, Gerente de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação; e Alberto Jorge, Advogado e presidente da Comissão de Defesa das Minorias da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).

Esta edição dá continuidade a uma discussão iniciada nesta segunda-feira, dia 19, com um panorama das ações Afirmativas em Alagoas, que contou com a participação de Valdice Gomes, Coordenadora da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL), Clara Suassuna, Coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFAL), Allex Sander, Gerente de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e Arísia Barros, Coordenadora do Instituto Raízes de África.

A série de programas IZP no Mês da Consciência Negra, especial realizado diretamente do estúdio da Rádio Educativa FM (Maceió), com transmissão também pelas Rádios Educativa FM Arapiraca e Porto Calvo, das 08h às 09horas, com reapresentação às 11horas, pela Rádio Difusora de Alagoas, vai ao ar até a próxima sexta-feira, dia 23.

Programa musical e de entrevistas, tem como propósito lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios, contribuições e diferenciais da comunidade afrodescendente.

A apresentação é do jornalista e radialista Marcos Guimarães, com participação especial do historiador Zezito Araújo. Produção e coordenação de Iranei Barreto, programação Musical de Givaldo Kleber, trabalhos técnicos de Edson Silva. Equipe de apoio Kaká Marinho, Ingryd Farias e Bruno Menezes e colaboração de Audrey Trevas. O programa tem o apoio da Secretária de Estado da Comunicação, Fundação Cultural Palmares, Comissão de jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), e Restaurante Akuaba.

Programação especial- Além da série especial nas rádios educativas, o IZP idealizou uma programação especial envolvendo todas as suas emissoras – Rede Educativa FM, Difusora AM e TV Educativa –, que veicularão edições especiais, spots, institucionais, além de cobertura de atividades realizadas durante o mês de novembro na capital e interior do Estado.

Serão veiculados ao longo da programação das rádios institucionais com conceitos importantes para o Movimento Negro, mas pouco divulgados pela grande mídia e que podem facilitar o entendimento dos ouvintes sobre a importância da temática. O projeto prevê ainda o institucional “Batuque Vindo da África”, com informações sobre alguns instrumentos musicais originários daquele continente que se incorporaram à cultura brasileira.
O projeto conta a também com o blog izpnomesdaconsciencianegra@blogspot.com contendo postagens das edições de 2011 e 2012. 

Primeira Edição © 2011