Será que meu cachorro está enxergando bem?

19/11/2012 05:14

A- A+

Canina Blog

compartilhar:

Todo cachorro possui uma ferramenta de persuasão infalível: o olhar. Mas nem sempre os donos prestam muita atenção nos olhos dos seus bichos e acabam deixando passar alguns sintomas clássicos de doenças oftalmológicas. Segundo a médica veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto, os sintomas mais comuns e facilmente percebidos pelos donos são olhos vermelhos, presença de secreções oculares – podem ser secreções límpidas ou purulentas -, inchaço, falta de pelos ou penas nas pálpebras e/ou ao redor delas e sensibilidade exagerada à luz.

Existe um sintoma, entretanto, que é causado pelo próprio cão com problemas nos olhos: a presença de ferimentos. Isso porquê muitos cachorros acabam se machucando ao tentar coçar ou proteger os olhos do desconforto causado pela doença. “Casos mais graves de infecção podem levar o pet à cegueira, por isso é importante a consulta veterinária e o tratamento recomendado”, alerta a Vincoletto.

CAUSAS dos problemas

AS ORIGENS dessas doenças são as mais diversas, desde simples alergias até mesmo traumas e acidentes, doenças causadas por características genéticas hereditárias – especialmente em animais de raça pura – ou causas relacionadas a doenças como cinomose, diabetes ou toxoplasmose.

PRINCIPAIS doenças

AS mais comuns são a catarata, úlceras de córnea, ceratoconjuntivite seca, uveíte, glaucoma, doenças na retina e alterações nas pálpebras. Sendo que, entre as doenças oftálmicas, a catarata pode ser curada com tratamento cirúrgico e é uma das principais causas de cegueira entre os cães.

DIAGNÓSTICO profissional

MESMO que seu cachorro tenha um ou mais sintomas de doenças oftálmicas, o diagnóstico deve ser feito pelo médico veterinário, baseando-se principalmente em informações relatadas pelo dono e pelo exame geral e oftalmológico do paciente. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais fácil é determinado o tratamento do problema e maiores são as chances de sucesso na cura. A dica para os donos é a mais fácil e deliciosa possível: olhar nos olhos do seu cachorro todos os dias.

Primeira Edição © 2011