Hemoal e Hemoar realizam Campanha da Semana do Doador de Sangue

19/11/2012 05:47

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Os voluntários que se candidatarem à doação de sangue no período de 19 a 24 deste mês, nos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), irão se receber uma camisa de brinde. A ação acontece durante a Campanha da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, e tem o objetivo de aumentar o estoque para atender a demanda de transfusões durante os festejos do fim de ano.

Isso porque, tradicionalmente no mês de dezembro, o consumo de sangue duplica, segundo estatísticas do Centro de Processamento de Dados do Hemoal e Hemoar. Uma realidade que acontece em razão dos casos de violência praticados por armas branca e de fogo, além do aumento do número de acidentes de trânsito, já que as confraternizações são constantes e o consumo de bebida alcoólica aumenta.

As doações podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Mas os voluntários também podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“Durante toda a semana estaremos esperando os doadores fidelizados e àqueles que ainda não se candidataram à doação de sangue. Nosso propósito é homenagear àqueles que, durante todo o ano, ajudam o Hemoal e Hemoar a salvar vidas, realizando suas doações voluntárias”,destaca a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Quem pode doar – O candidato à doação deve estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, além de comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal . Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado.

Coletas externas – E durante a Semana Nacional do Doador de Sangue o Hemoar realiza duas coletas itinerantes. A primeira acontece na próxima quarta-feira (21), das 8h às 16h, no Centro de Olho d’Água das Flores. No sábado (24), também das 8h às 16h, a unidade móvel estará no Centro de Tanque d’Arca.

“Durante toda a semana, além de distribuirmos camisas para os doadores, iremos entregar preservativos. Nosso objetivo é cuidar da saúde dos voluntários, que serão incentivados a se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis, para que sempre estejam prontos a se candidatar à doação de sangue”, informou a gerente do Hemoar, Márcia Rocha.
 

Primeira Edição © 2011