23 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

19/11/2012 08:55

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Apala lança campanha nas redes sociais em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre o combate ao câncer infantojuvenil, pois o Ministério da Saúde ainda constata que “o câncer é a doença que mais mata crianças de 0 a 5 anos e a primeira causa de morte por doença em crianças de 05 a 18 anos”.

Todos os anos no dia 23 de novembro instituições que trabalham em prol de crianças e adolescentes com câncer se unem para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. A data foi instituída em 2008 e tem como objetivos estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com câncer, apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol da causa, difundir os avanços técnico-científicos relacionados e apoiar os pequenos pacientes com câncer e seus familiares.

SOBRE A APALA

A APALA- Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas é uma instituição sem fins lucrativos. Em maio de 1996, passamos a ajudar crianças e adolescentes com todo tipo de câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio.

Em 19 anos de atividade, toda manutenção da Casa é proveniente exclusivamente de doações de pessoas e empresas sensíveis à causa e de eventuais promoções que a entidade realiza.

A Instituição funciona como Casa de Apoio, onde os pacientes e seus acompanhantes recebem alimentação, hospedagem, acompanhamento social e psicológico, assistência odontológica, cestas básicas, auxílio na compra de medicamentos, transporte para o tratamento e exames.

Além disso, a instituição promove a realização de projetos que levam ao bem estar do paciente e acompanhante, são trabalhos com ações profissionalizantes, culturais, pedagógicas e psicológicas, entre estes projetos temos: Diagnóstico Precoce e Atenção Integral. Enfim, nós viabilizamos os meios para que estes pacientes tenham acesso ao tratamento no Estado e fora dele quando se faz necessário.

Atualmente, assistimos a mais de 470 pacientes, vindos de todos os municípios do Estado, uma vez que só em Maceió é realizado o tratamento para estas pessoas.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Quanto mais cedo o câncer for detectado maior é a chance de cura. Existem vários tipos de câncer e cada tipo requer um tratamento diferente. O tratamento do câncer pode incluir cirurgia e quimioterapia.

Fique atento aos sintomas do câncer infantojuvenil. O Diagnóstico precoce pode salvar vidas. Na cura do câncer quanto mais cedo o diagnóstico é melhor.
 

Primeira Edição © 2011