Encontro reúne conselhos gestores de Unidades de Conservação

Participantes avaliam ações desenvolvidas e traçam perspectivas de atuação para o próximo ano

14/11/2012 06:34

A- A+

IMA

compartilhar:

O III Encontro de Gestores de Unidades de Conservação reúne mais de 70 pessoas representantes de órgãos estaduais de meio ambiente, sociedade civil e iniciativa privada, até hoje (14), em União dos Palmares. A reunião anual envolve os Conselhos Gestores com objetivo de avaliar atividades realizadas e construir o cronograma para o próximo ano.

Os participantes representam as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Marituba do Peixe, de Santa Rita, do Catolé e Fernão Velho, do Pratagy e a de Murici; Reserva Ecológica de Roteiro e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) inseridas nos Conselhos Gestores.

Segundo Luis Napoleão, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, “através desses eventos onde se tem governo, universidade e iniciativa privada, por exemplo, é que temos condição de dar uma contribuição para a sociedade. Podemos sair, nesses dois dias com ações importantes para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”.

Os temas abordados nas palestras e debates tratam dos desafios e perspectivas para criação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação, a relação dos municípios com as Unidades, as mudanças no novo Código Florestal, Áreas Protegidas e a prevenção contra o fogo.

IMA

Os participantes apontaram como principais problemas enfrentados: desmatamento, descarte indevido de resíduos sólidos, queimadas, extração mineral, ocupação desordenada e construções irregulares. Ações de educação ambiental, como o projeto Conhecer para Proteger, são apontados como alternativas de transformação.

“A relação entre o IMA e a Semarh é próxima no trabalho compartilhado, mas é preciso que também seja com as prefeituras e elas precisam interagir com os Conselhos Gestores para aproximar os planos diretores dos planos de manejo”, disse Anivaldo Miranda, superintendente de meio ambiente da Semarh. Segundo Alex Nazário, 47 municípios alagoanos detém área protegida e as Unidades de Conservação devem ser vistas como “uma forma especial de ordenamento do território e não como entrave ao desenvolvimento econômico e socioambiental”.

Além do IMA e da Semarh, participam ainda o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Braskem, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Codevasf, Infraero, entre outras organizações, além de representantes das Usinas Marituba, Cachoeira e Caeté, e das prefeituras de Branquinha, Murici, Santa Luzia, Marechal Deodoro, Feliz Deserto e Piaçabuçu.
 

Primeira Edição © 2011