Sinalização turística da AL-101 é discutida entre instituições

Previsão é de que as mudanças sejam realizadas durante a alta temporada

13/11/2012 15:21

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul de Alagoas (Assertsul), integrante do grupo gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Lagoas e Mares do Sul, reuniu-se na manhã desta terça-feira (13) com equipes técnicas da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e com o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), Marcos Vital. O encontro serviu para dar celeridade aos projetos já existentes de sinalização voltados para o destaque de pontos turísticos na rodovia AL-101 Sul.

Segundo os empresários da associação, um direcionamento estratégico vai aumentar o potencial apresentado pela Região. “As sinalizações básicas serão colocadas até o final de novembro, segundo o DER, mas existe a necessidade da implantação das placas turísticas. Esse material fará com que os visitantes transitem com mais segurança pelo litoral”, explica a gestora do APL Lagoas e Mares do Sul, Claudia Costa.

Durante a reunião, foi acordado que tanto os empresários da Assertsul quanto os diversos envolvidos na cadeia das lagoas no Estado serão mobilizados para uma oficina. Na ocasião, as demandas pertinentes a todos serão debatidas e sintetizadas em um único projeto. Segundo a gestora, o ponto favorável dessa decisão é que os principais influenciados pelas mudanças poderão ter voz ativa no processo.

“É muito importante que eles tenham presença significativa nisso tudo, afinal de contas essa iniciativa afeta diretamente os negócios deles. Estamos falando de donos de pousadas, gerentes de restaurantes, mas também de pequenos empreendedores e ambulantes. Todos poderão destacar seu ponto de vista em relação à sinalização, esse é o momento”, enfatiza Claudia Costa.

Uma vez que o projeto estiver pronto, o grupo enviará suas demandas para a Setur, que encaminhará o pedido para o DER. A previsão é de que as sinalizações especializadas sejam aplicadas ainda durante a temporada que se inicia e vai até marco de 2013.

O APL Lagoas e Mares do Sul faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que é coordenado pelo Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e Sebrae Alagoas.

Primeira Edição © 2011