Unidade de Saúde em Maceió intensifica combate à hanseníase

09/11/2012 07:57

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com o objetivo de reforçar as ações de combate à hanseníase no município, a Unidade de Saúde da Família José Araújo Silva, localizada no Jacintinho, promoveu a Semana de Prevenção e Diagnóstico da doença, com inúmeras ações educativas junto à comunidade, divulgando os sinais e sintomas e realizando a busca ativa de sintomáticos dermatoneurológicos.

Desenvolvida pela equipe 76 do Programa de Unidade da Família na unidade, a ação contou com palestras educativas em salas de espera, orientações em domicílios e avaliações dermatológicas para identificação de lesões de pele com alteração de sensibilidade – recurso importante no diagnóstico da hanseníase, que deve ser feito com paciência e precisão.

A enfermeira Kátia Floripes explicou que a descoberta de novos casos implicará nos seguintes passos: suspeição diagnóstica de hanseníase, confirmação diagnóstica, tratamento poliquimioterápico do caso e investigação epidemiológica do caso identificado. Todo o tratamento é disponibilizado gratuitamente pela rede pública.

A doença

A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, e pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. É transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e espirro.

A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não é transmitida por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos. Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura.

Primeira Edição © 2011