Campanha tenta diminuir número de homicídios por motivos banais

Usando como exemplo estrelas do MMA e do judô, a campanha traz a mensagem de que a raiva passa e a vida fica, pedindo para 'Contar até 10'.

09/11/2012 06:11

A- A+

Bom Dia Brasil - G1

compartilhar:

Quase metade dos homicídios no Brasil é causada por motivos banais no trânsito e nas ruas. O Conselho Nacional do Ministério Público começa nesta quinta-feira (8) uma campanha de conscientização, e as estrelas do MMA e do judô vão passar uma mensagem importante: ‘A raiva passa e a vida fica’.

Segundo a coordenadora da campanha, Taís Ferraz, a campanha teve início a partir de uma percepção em uma análise dos inquéritos e ações penais de que uma grande quantidade de homicídios decorre do impulso e de motivos banais.

“Essa percepção acabou se comprovando quando fizemos um levantamento em 16 estados. Na maior parte deles, 50% dos crimes decorre do impulso ou motivo fútil. Em alguns estados, esse item chega a 80%, como São Paulo e Santa Catarina, mas chega na faixa de 20% ou 25%. Dentro de um contexto nacional de muita violência, um em cada quatro homicídios decorre do impulso, mesmo nos estados que têm menor percentual”, explica.

O mote da campanha é ‘Conte até 10’, com participação de atletas nos vídeos. “Nós temos os embaixadores da paz: Anderson Silva, Júnior Cigano, Sarah Menezes e Leandro Guilheiro, pessoas especialmente selecionadas para essa campanha porque fazem da sua vida um mantra pela paz. São lutadores, mas pessoas que passam a mensagem de que a luta é no tatame e no octógono. Na vida, a luta é pela paz”, ressalta.

Primeira Edição © 2011