ONU destaca avanços em Angola no combate à fome e à pobreza

08/11/2012 06:13

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

A coordenadora residente do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) em Angola, Maria do Valle Ribeiro, elogiou os progressos do país no combate à fome e à pobreza, conforme as metas fixadas no documento Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ela fez os elogios durante reunião com o presidente do Parlamento de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Pelas estatísticas da ONU, o país tem aproximadamente 16 milhões de habitantes, dos quais 63,9%, segundo dados de 1992, enfrentavam dificuldades para se alimentar. No entanto, esses números foram reduzidos. O índice atual é 24,4%.

A representante da ONU disse ainda que os dados comparativos entre a última década e a anterior mostram avanços nas áreas de educação e saúde. Maria Ribeiro destacou a eficiência das ações para enfrentar epidemias, como as de malária e tuberculose. Também citou a proteção ambiental e a redução da mortalidade infantojuvenil.

Por quase três décadas, Angola viveu um período de guerra (1975-2002) e atualmente o governo diz que a prioridade é a paz e a busca por avanços econômicos e sociais. Segundo a ONU, Angola está entre os principais produtores de alimentos da África.

Primeira Edição © 2011