Dez civis morrem em explosão de mina no Afeganistão

08/11/2012 06:11

A- A+

EFE

compartilhar:

Pelo menos dez civis, entre os quais havia cinco mulheres e uma criança, morreram e sete menores ficaram feridos nesta quinta-feira no sul do Afeganistão com a explosão de uma mina na passagem da caminhonete em que viajavam, informou à Agência Efe uma fonte policial.

A explosão ocorreu em torno das 7h da manhã hora local (0h30 de Brasília) no distrito de Moussa Qala, da conflituosa província de Helmand, relatou um oficial local da polícia, Mohammed Sattar, que detalhou que as vítimas eram convidadas de um casamento.

Na província de Laghman, no distrito de Badpakh, a explosão de outra mina hoje na passagem de um comboio militar causou a morte de cinco soldados afegãos, de acordo com o porta-voz do governador regional, Sarhadi Zuwak, em declarações à Agência Efe.

Esse incidente com vítimas das forças de segurança se soma ao ocorrido na província meridional de Helmand, no qual morreram três policiais em um atentado suicida cometido por um motorista que detonou a carga explosiva que levava em um posto de controle.

A insurgência atua em todo o território afegão, mas os fatos violentos são mais frequentes na região sudeste fronteiriça com o Paquistão.

Os talibãs recorrem com frequência aos atentados suicidas e a implantar minas nas estradas em sua luta contra as tropas afegãs e internacionais, apesar de frequentemente as vítimas serem civis.

O conflito armado no Afeganistão causou nos primeiros seis meses de 2012 a morte de 1.145 civis e ferimentos a outros 1.954, 15% a menos que no mesmo período de 2011, revelou em agosto a missão da ONU no Afeganistão (Unama).

Primeira Edição © 2011