MDS e Banco do Nordeste firmam parceria para construir cisternas no Semiárido

Repasse de R$ 82,5 milhões vai garantir o acesso à água para consumo e produção de alimentos na Bahia, no Ceará, na Paraíba e no norte de Minas Gerais. Edital para seleção das instituições que vão construí-las sai nesta terça-feira (6)

05/11/2012 13:30

A- A+

Ascom - MDS

compartilhar:

Brasília, 5 – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ary Joel de Abreu Lanzarin, assinaram nesta segunda-feira (5) contrato de prestação de serviços para a construção de cisternas no Semiárido. O governo federal investirá R$ 82,5 milhões, até novembro de 2013, na construção de 28,5 mil cisternas de placa para o consumo humano e outras 1,65 mil tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos.

Nesta terça-feira (6), o BNB lança o edital para a seleção das instituições que vão construir as cisternas. Serão beneficiados 37 municípios da Bahia, Ceará, Paraíba e norte de Minas Gerais. O investimento faz parte do Programa Água para Todos, do Plano Brasil Sem Miséria.

“O BNB é um grande parceiro nas agendas do Brasil Sem Miséria, um dos parceiros a construir cisternas no Nordeste. É mais um parceiro para garantir que a gente cumpra a nossa meta de universalizar a água para toda a população nordestina”, disse Tereza Campello. A cisterna é um reservatório que tanto pode armazenar a água da chuva, para enfrentar secas prolongadas, como a atual, quanto receber a água de caminhões pipa.

Lanzarin lembra que o recurso repassado é a fundo perdido. “As famílias beneficiadas não vão necessitar fazer o pagamento. Isso é um fato relevante para elas.”

Apenas no primeiro ano do Plano Brasil Sem Miséria, as cisternas construídas por meio do Programa Água para Todos beneficiaram 111 mil famílias no Semiárido.

Primeira Edição © 2011