Moradores de assentamento em Goiás investem na produção de mel

04/11/2012 15:06

A- A+

G1

compartilhar:

Moradores do assentamento Santa Dica, na zona rural de Porangatu, norte de Goiás, estão investindo na produção de mel para aumentar a renda familiar. A criação das abelhas da espécie europa africana começou em junho deste ano e a primeira colheita aconteceu na última semana.

“Por enquanto, já deu para colher cinco favos”, comemora o apicultor Edmar Ferreira dos Santos.
Eliane Francisca de Oliveira e o marido Valter Farias também pretendem produzir mel para comercialização. O investimento no apiário foi de R$ 1 mil. “Abelha você não perde. Se você tratar bem dela, você não perde, só ganha”, afirma Eliane.

“É um grupo que está começando agora. Então, no início, é importante ter um acompanhamento, uma assistência, para que eles possam trabalhar segundo a técnica e possam ter bons resultados no futuro”, explica a técnica da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Maria Jacy Nolasco.

Produção

Depois de colhidos, os favos vão para uma unidade de extração, construída pela Cooperativa dos Produtores de Mel (Coopermel). O produto passa pela centrífuga para a separação da cera. Cada colmeia, segundo os apicultores, chega a produzir até 8 quilos de mel em 120 dias.

Por enquanto, a produção de mel no assentamento Santa Dica está apenas começando. O objetivo da cooperativa é transformar a atividade em mais uma fonte de renda para as famílias que moram no assentamento. “Estamos trazendo isso para os assentamentos, para a agricultura familiar, porque percebemos que falta uma fonte de renda”, relata o membro do Conselho Fiscal da Coopermel, Aldemir Souza.

Primeira Edição © 2011