Vacina contra gripe reduz em 50% risco de ataques cardíacos

31/10/2012 06:07

A- A+

Terra

compartilhar:

A vacina contra a gripe pode evitar ataques cardíacos e proteger contra infecções, de acordo com um estudo apresentado no Congresso Cardiovascular Canadense 2012, realizado em Toronto. As informações são do Daily Mail. O estudo foi feito com 3.225 pacientes com e sem doença cardíaca. Desses, metade foi aleatoriamente designada para receber a vacina contra a gripe outra metade recebeu a vacina placebo.

Pesquisadores descobriram que a vacina pode reduzir o risco de um ataque cardíaco em 50% e de mortes cardíacas em até 40%. Dessa forma, a vacina pode ser um tratamento importante para manter a saúde do coração.

Embora a razão para essa diminuição de riscos não seja clara, o cardiologista Jacob Udell, um dos pesquisadores do estudo, disse que pessoas que desenvolvem doença cardíaca normalmente sofrem com algum entupimento de artéria ou níveis mais baixos de oxigênio. Assim, a vacina poderia ajudar a quebrar as placas nas artérias, mas é preciso realizar novos estudos para entender de que forma ela age no organismo.
 

Primeira Edição © 2011