Cavalgada da Liberdade vai refazer o caminho da fuga do Quilombo dos Palmares

Evento será realizado no dia 18 de novembro nos municípios de União dos Palmares e Viçosa

31/10/2012 15:16

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

No dia 18 de novembro será realizada a 1ª Cavalgada da Liberdade, entre os municípios de União dos Palmares e Viçosa, refazendo o caminho da fuga do Quilombo dos Palmares.

A iniciativa da cavalgada partiu do ministro Aldo Rebelo, alagoano de Viçosa, para marcar em nível nacional as comemorações do Dia da Consciência Negra. “A intenção do ministro é transformar essa cavalgada num grande momento que desperte na população a conscientização sobre esse acontecimento histórico da luta pela liberdade dos Quilombos dos Palmares”, informou Vânia.

A cavalgada sairá às 5h de União dos Palmares, passando pelos municípios de Cajueiro, Capela e Viçosa, percorrendo o mesmo caminho da fuga dos quilombolas. Durante o percurso, os primeiros cavaleiros passarão pela Serra Dois Irmãos, Sítio Santa Efigênia, e por vários povoados e comunidades.

Durante as paradas, serão realizadas com os moradores dessas comunidades várias atividades recreativas de esporte e lazer, além da distribuição de cestas básicas arrecadadas como inscrição para participação no evento. “Acreditamos que essa cavalgada vai se transformar numa grande festa para todas essas comunidades. Além da presença do ministro, vários outras personalidades negras do esporte nacional serão convidadas para promover ainda mais a cavalgada”, disse a secretária de Estado adjunta do Esporte, Vânia Quintela.

A secretária ressaltou que o evento também servirá para fomentar o esporte e conscientização sobre a história dos Quilombos.

Primeira Edição © 2011