Saúde realiza seminário sobre Acolhimento e Redução de Danos

Com objetivo de compartilhar experiências entre diversos órgãos, o evento acontece na quarta-feira (31) , das 8h às 17h, no Hotel San Marino

29/10/2012 09:24

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Profissionais das redes de atendimento aos usuários de álcool e outras drogas participam, na quarta-feira (31), do seminário “Reduzir Danos para Promover Saúde”. Com o objetivo de compartilhar experiências entre diversos órgãos alagoanos, o evento acontece das 8h às 17h, no Hotel San Marino, na Ponta Verde.

O público alvo da atividade é composto por técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Referência de Assistência Social (Cras) e de Atenção Psicossocial (Caps), do projeto Consultório de Rua, de Núcleos de Enfrentamento à Violência e da rede de educação, além de organizações da sociedade civil. Ao todo, foram disponibilizadas 120 vagas.

Segundo a diretora de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Eliana Padilha, a ideia é fortalecer a atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Muitas vezes, devido ao preconceito da família e da escola, as ruas tornam-se a única alternativa para os dependentes, o que exige estratégias de redução de danos, acolhimento e de prevenção”, diz.

Ela ressalta que o seminário também pretende estimular os profissionais, ressaltando a harmonia com a Política Nacional de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas. “A política preconiza que a dependência não deve ser observada apenas no âmbito da saúde mental, apontando a importância de estreitarmos os diálogos e a interdisciplinaridade”, acrescenta Eliana Padilha.

A programação conta com a palestra ‘Qualificação e Inserção Profissional: uma forma diferenciada de tratar usuários e drogas’ e com mesas redondas sobre estratégias de ação e sobre o fortalecimento dos Núcleos de Promoção da Saúde (Nups) nos municípios alagoanos. Durante o dia, serão realizados também palestras e espetáculos teatrais.

Os participantes conhecerão ainda as experiências exitosas que foram realizadas pelas administrações municipais de Penedo, União dos Palmares, Flexeiras, Feira Grande e Cajueiro, no eixo do uso abusivo de álcool e outras drogas. Experiências na redução de danos também serão apresentadas no Seminário Reduzir Danos para Promover Saúde. Além da Sesau, a iniciativa terá a participação também das Secretarias da Paz (Sepaz), da Articulação Social (Seas) e da Educação e do Esporte (SEE).

Primeira Edição © 2011