Livro inédito de Graciliano Ramos marca comemoração dos 120 anos

28/10/2012 08:17

A- A+

G1

compartilhar:

Para comemorar os 120 anos de Graciliano Ramos, o autor Dênis de Moraes acaba de relançar “O velho Graça”. O livro traça a trajetória literária, intelectual e política do autor.

“Ele sempre foi pulsante, sempre fora dos modismos, sempre na contramão das supostas vanguardas, sempre com um olhar de coerência com seus valores e com a sua literatura”, diz o autor Dênis de Moraes.

O autor lembra que Graciliano foi uma espécie de percussor do bullying. Era muito perseguido no colégio e quando chegava em casa os pais, muitas vezes, o espancavam. “Graciliano só se recuperou dessa fase quando foi para o Rio de Janeiro e a literatura surgiu de uma maneira compulsiva para ele”.

Graciliano Ramos também ganhou de presente de aniversário a edição de um livro inédito. “Garranchos” reúne 81 textos escritos entre 1910 e 1950 recolhidos de várias publicações em todo o país.

O livro foi organizado pelo professor Thiago Mio Salla. A pesquisa levou mais de sete anos. “Foi difícil mapear esse material pelo Brasil. Esses textos foram deixados de fora, ele não quis publicar. Precisei encontrar uma referência perdida. Foi um trabalho de arqueologia literária, passei anos recolhendo jornais velhos. O fato dele usar vários pseudônimos no início da carreira também dificultou bastante”, conta Thiago. 

Primeira Edição © 2011