Alagoas promove workshop sobre a observação de aves como potencial turístico

Setur/AL pretende apresentar ao trade alagoano à importância do novo segmento p

23/10/2012 06:58

A- A+

Setur/AL com Redação

compartilhar:

No próximo dia 30 de outubro, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/AL), em parceria com a Maceió Convention e Visitors Bureau (MCVB), vai promover um workshop sobre a observação de aves no Estado. O encontro pretende reunir especialista de todo o país e o trade local.

'Observação de aves – potencial para se tornar o mais novo segmento turístico de Alagoas’ será o tema desse workshop que acontecerá no Hotel Meridiano e terá o objetivo de capacitar e disseminar informações sobre a questão. Além disso, a Setur/AL pretende ainda apresentar ao trade alagoano sobre a importância desse segmento para o Brasil, que hoje ocupa o 2º lugar na biodiversidade de aves.

Em Alagoas, diversos municípios têm potencial para desenvolver a atividade que cresce anualmente e atrai número significativo de visitantes. São parceiros nessa ação Sebrae , Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Hotel Meridiano e Universidade Federal de Alagoas.

Os municípios alagoanos que fazem parte, atualmente, do segmento são Maceió, Pilar, Traipu e Murici. Na capital, ainda é possível observar o pintor-verdadeiro e o udu-de-coroa-azul-do-nordeste. Em Murici – que tem mata atlântica preservada –, existe a choquinha-de-alagoas, o zidede-do-nordeste, entre outras raridades. No Pilar, a papa-taoca, o beija-flor-de-costas-violetas. E em Traipu, o azulão e o chupa-dente.

Segundo o guia e especialista Sergio Leal, para um dia de observação, o ideal são grupos de no máximo dez pessoas por localidade. “Isso é para evitar impactos causados pelo pisoteio nas trilhas, perturbação em decorrência de playbacks e conversas dentro do grupo”, afirmou. Atualmente, a empresa Gato do Mato comercializa o segmento no Estado, mas existem empresas de fora que já trazem pessoas para a observação aqui.

Maceió sedia Congresso Brasileiro de Ornitologia em novembro

O XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia acontecerá em Maceió, de 18 a 23 de novembro. No evento também será realizada a 1ª Feira Nacional de Aves do Brasil, o que segundo a superintendente do MCVB, Tariana Carvalho, possibilitará que o segmento local se fortaleça.
Para outras informações sobre a capacitação, ligue: (82) 3315-5727
 

Primeira Edição © 2011