Tiroteio nos EUA deixa 4 mortos, incluindo o suspeito, e 4 feridos

22/10/2012 05:46

A- A+

EFE

compartilhar:

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas neste domingo em um tiroteio em um spa e salão de beleza perto de um shopping nos arredores de Milwaukee, em Wisconsin (Estados Unidos), enquanto o suspeito foi encontrado morto horas depois.

O tiroteio aconteceu no Azana Salon & Spa, ao lado do centro comercial Brookfield Square, em um bairro residencial de classe média nos arredores de Milwaukee.

Por volta das 11h (horário local, 14h de Brasília), um homem negro de 45 anos identificado como Radcliffe Haughton entrou no spa e começou a atirar, segundo a reconstrução dos fatos realizada pelas autoridades locais e pela polícia.

As primeiras hipóteses apontam que o tiroteio está relacionado com um caso de violência doméstica, já que uma das funcionárias do spa era mulher do suspeito, embora ambos estivessem separados.

O chefe da polícia de Brookfield, Dan Tushaus, explicou em entrevista à imprensa que três das vítimas do tiroteio morreram e outras quatro estão feridas, e foram levadas a hospitais da região.

Segundo Tushaus, foram encontrados explosivos no spa, aparentemente colocados por Haughton.

Após localizar seu veículo, a polícia divulgou uma foto do suspeito e pediu a qualquer pessoa que o visse que se comunicasse imediatamente com as autoridades.

Após horas de busca, Haughton foi encontrado morto no interior do spa, já que aparentemente se suicidou, embora as autoridades não tenham confirmado a informação.

As redes de televisão mostraram de maneira intermitente durante o dia todo imagens do shopping perto do local do tiroteio rodeado de ambulâncias e veículos policiais e de bombeiros.

Instantes depois do tiroteio, vários testemunhas disseram que viram primeiro uma mulher sair correndo e gritando do spa.

O pai do suspeito, que mora na Flórida e foi entrevistado por vários veículos locais, se declarou 'em choque' após saber da notícia e se desculpou em nome de toda a família Haughton.

Segundo vários registros judiciais, há poucos dias havia sido emitida uma ordem contra Haughton para que entregasse todas as suas armas após uma briga doméstica.

Haughton também tinha sido acusado de 'conduta desordenada' em janeiro de 2011 e tinha sido proibido de se aproximar de sua esposa e da casa da família.

O presidente dos EUA, Barack Obama, que está na residência de descanso de Camp David se preparando para o debate desta segunda-feira com o candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, foi informado do tiroteio por seu assessor de segurança, John Brennan.

Segundo um comunicado da Casa Branca, Obama recebeu durante o dia vários relatórios de acompanhamento e seus assessores lhe explicaram que a princípio o tiroteio não parece ter nenhuma ligação com um ato de terrorismo.

Além disso, Obama instruiu o FBI para que os agentes estaduais e locais a cargo da investigação tenham todo o apoio do governo federal.

Enquanto isso, o candidato republicano a vice-presidente, Paul Ryan, que é natural do estado de Wisconsin, se declarou em comunicado 'impactado' e 'entristecido' com a notícia do tiroteio, afirmando que suas orações e pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos.

Primeira Edição © 2011