Sertão Alagoano é beneficiado com programas de fomento e crédito

22/10/2012 14:15

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Mesmo sendo a região com a menor população do Estado, o Sertão alagoano é um gigante nacional na produção da cadeia leiteira e da ovinocaprinocultura. Formada por 26 municípios, sendo Santana do Ipanema o maior e mais populoso, a localidade vem recebendo investimentos para potencializar sua principal fonte de renda, a agricultura familiar.
Foi pensando em favorecer ainda mais esta região, que a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas passou a trabalhar com programas de fomento e linhas de crédito voltadas para os produtores e as pequenas empresas do Sertão.

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, o objetivo da Agência de Fomento de Alagoas é levar o crescimento sustentável para todas as regiões do Estado, favorecendo o fortalecimento do que a localidade tem de melhor. “Buscamos fortalecer as atividades de cada região, seja por meio de programa de fomento ou da liberação de crédito, para contribuir com a inclusão social e produtiva e a geração de renda”, enfatizou.

Ovinocaprinocultura - A Desenvolve passou a trabalhar com um programa voltado para a rastreabilidade dos animais, que vai possibilitar uma certificação do produto final, além de inserir os pequenos produtores da região no mercado consumidor. Dentro do programa, os produtores locais foram capacitados e receberam equipamentos que vão monitorar cerca de 18 mil animais. De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, o uso dos equipamentos é fundamental para a modernização do manejo do rebanho com métodos eficientes de controle reprodutivo que garantam o aumento da produção. “O animal que receber o brinco poderá ser acompanhado com informações desde o seu nascimento até o abate”, explicou.

O programa é fruto de um convênio firmado entre a Desenvolve e o Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID-Fumin) e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), do Sebrae Alagoas e da Cooperativa da Agricultura Familiar de Delmiro Gouveia (Coofadel).

Liberações de crédito - Com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios do Sertão alagoano, a Desenvolve vem realizando contratos de crédito com micro, pequenos e médios empresários da região, por meio da linha de microcrédito produtivo orientado. Foi liberado, apenas este ano, um valor aproximado de R$50 mil para pequenos empreendimentos de Santana do Ipanema e Olho d’Água das Flores. Este valor foi concedido por meio do convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), com uma taxa especial de 1,4% ao mês para aquisição de matéria prima e equipamentos.

Arranjos Produtivos Locais - Além dos programas de fomento e de crédito, a Desenvolve, junto com a Seplande e o Sebrae, coordena o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que também conta com atividades voltadas para o fortalecimento econômico e social do Sertão alagoano. Por meio das atividades e ações dos APLs de Ovinocaprinocultura e da Apicultura, as instituições envolvidas vem desenvolvendo trabalhos voltados para o fortalecimento das cadeias produtivas, gerando emprego e renda para os produtores familiares locais.

Primeira Edição © 2011