Exército atua para acabar com caos nas ruas do Líbano

22/10/2012 05:47

A- A+

EFE

compartilhar:

O exército libanês começou a atuar para acabar com o caos nas ruas de Beirute e outras partes do país após o assassinato na sexta-feira em um atentado do chefe dos serviços de Inteligência da Polícia, general Wisan al-Hassan.

As televisões locais mostraram imagens de soldados em tanques e a pé entrando em alguns bairros de Beirute de maioria sunita, onde era possível ver indivíduos armados e com máscaras.

Um desses distritos é o de Qasqas, onde ocorreram distúrbios até a manhã de hoje. Os soldados estão realizando buscas e suspeitos de fomentar os enfrentamentos foram presos.

Ontem à noite, segundo meios de comunicação libaneses, pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em choques entre manifestantes em diferentes pontos do país, como a capital e Trípoli.

O funeral de Hassan foi realizado ontem em Beirute e após a cerimônia ocorreram choques entre as forças de segurança e os manifestantes que tentaram invadir a sede do governo.

Durante a cerimônia, o ex-primeiro-ministro e chefe do grupo opositor Futuro, Fouad Siniora, pediu a renúncia do chefe do Governo libanês, Najib Mikati.

Siniora acusou Mikati de ser 'responsável' pela morte de Hassan no atentado com um carro-bomba de sexta-feira, no qual morreram outras duas pessoas e 126 ficaram feridas.

'Não podemos aceitar mais a proteção política dos assassinos. Queremos um governo que proteja os libaneses e não só a uma parte deles', discursou.

O atentado aumentou a tensão no Líbano, dividido entre partidários e detratores do regime sírio de Bashar al Assad. A situação é mais grave principalmente nas áreas de maioria sunita, comunidade a qual pertencia Hassan.

O ex-chefe dos serviços de Inteligência comandou as investigações que apontaram o ex-ministro libanês Michel Samaha e o chefe da Segurança síria, Ali Mamluk, de terem planejado atentados contra líderes políticos e religiosos antisírios no Líbano. 

Primeira Edição © 2011