Projeto de Medicina Veterinária está entre finalistas do Prêmio Santander

Proposta está entre 15 mil inscritos na categoria Universidade Solidária

19/10/2012 06:28

A- A+

UFAL

compartilhar:

A equipe técnica responsável pela seleção do Prêmio Santander Universidade Solidária (Unisol), conheceu in loco a proposta do projeto “Pró-carroceiros: Implantação da associação dos carroceiros do bairro do Vergel em Maceió”. Ele passou por uma peneira de mais de mil concorrentes e está entre os 15 finalistas do Prêmio. Se aprovado, deve receber R$ 50 mil para que seja posto em prática.

O projeto prevê a criação de uma associação com os mais de 300 carroceiros existentes no bairro do Vergel, além de propor a reeducação de condutores e jovens; a retirada dos menores do trabalho, o cuidado com a saúde dos animais e a inserção de alternativas para aquela comunidade.

Daniela Lemos e Luís Fernando Coelho, responsáveis pela seleção, conheceram pela manhã a escola onde deve ser instalado o centro de formação, no Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic) do Vergel do Lago e durante a tarde conheceram o trabalho já desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos da Ufal (Grupequi) em seus quatro anos de atuação.

O grupo é responsável pela autoria do projeto. “Nesses quatro anos desenvolvemos atividades de conscientização dos proprietários dos animais, incentivo de uso e trabalhamos com o foco no pequeno produtor rural”, relatou Pierre Escodro, membro do grupo e coordenador do projeto.

Os membros da equipe de seleção relataram que o resultado deve sair no dia 6 de novembro e que a partir do momento em que eles são premiados há um acompanhamento dos recursos repassados para a instituição. "Fiquei muito feliz com o que vi aqui porque atende realmente ao ensino, à pesquisa e à extensão. Essa articulação perfeita mostra todo o engajamento da equipe. Se dependesse da gente, o projeto já estaria aprovado, mas ainda tem que ser avaliado por uma banca composta de professores e técnicos do Santander", diz Daniela Lemos.

UFAL

Luiz Fernando, que é professor aposentado e foi duas vezes pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), relatou o quanto a proposta está ligada ao desenvolvimento social da comunidade local. "É um projeto que tem a tríade que nós queremos e defendemos com unhas e dentes, porque é compromisso social da universidade".

A equipe foi recebida pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Simone Meneghetti, de Extensão, Eduardo Lyra, pelo Assessor de Intercâmbio Internacional (ASI), além de membros da Proex e do Grupequi.

Primeira Edição © 2011