Panfletagem conscientiza mulheres quanto a perigos de câncer de mama

Ação acontece das 9h às 13h, na Praia da Ponta Verde, e também vai distribuir material educativo sobre câncer de colo de útero

19/10/2012 11:45

A- A+

Ascom - Sesau

compartilhar:

Com o objetivo de evitar o surgimento de novos casos de câncer de mama, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, neste domingo (21), uma panfletagem voltada à população sobre o assunto. A ação, promovida pela Gerência de Núcleo de Saúde da Mulher, acontece a partir das 9h às 13h, na Praia da Ponta Verde, em frente ao antigo clube Alagoinhas.

Na ocasião, será distribuído material educativo com informações sobre diagnóstico, sintomas e exames preventivos. O evento tem como tema “Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama – Um cuidado para vida toda”, mas também vai alertar sobre os perigos do câncer de colo de útero – os dois tipos são os mais comuns entre a população feminina em Alagoas.

“Os panfletos esclarecem pontos como o diagnóstico precoce e a importância de manter costumes e uma alimentação saudável, já que alguns hábitos, como o uso do cigarro, por exemplo, podem acabar se tornando fatores de vulnerabilidade, facilitando o surgimento da doença”, explica a técnica da Sesau Fernanda Roseane Duarte.

Ela ressalta que a ação faz parte da programação do Outubro Rosa. “ Nosso objetivo é que o Outubro Rosa tenha o maior alcance possível e, nesse sentido, temos a parceria dos municípios, que também estão realizando atividades com esse público”, acrescenta.

Outubro Rosa

Este ano, a iniciativa quer sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura. “Não queremos que as mulheres percam suas vidas em razão do câncer de mama, que pode ser curado quando detectado no seu início”, destaca a diretora de Atenção Especializada e Programas Estratégicos da Sesau, Lisiane Torres.

Alagoas registrou, em 2011, 89 óbitos por câncer de colo de útero e 137 em decorrência do de mama. Pelas estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Estado deve ter perto de quatro mil novos diagnósticos da doença este ano, sendo os tumores de maior frequência entre a população feminina o de pele não melanoma, mama, colo do útero e pulmão.

Primeira Edição © 2011