Ex-consultora dos EUA diz que Natal precisa preparar a 'mente' para a Copa

18/10/2012 15:38

A- A+

G1

compartilhar:

"Natal precisa preparar a mente e o coração para a Copa de 2014". É nisso que acredita e aconselha a norte-americana Michele Hunt, consultora empresarial e especialista em gestão de pessoas. Conhecida mundialmente pelo trabalho que presta a grandes organizações, ela esteve em Natal nesta quinta-feira (17) e concedeu entrevista ao G1. Entre seus clientes, estão a Motorola e a Boeing. Ela também ganhou notoriedade ao trabalhar para a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e o Governo dos Estados Unidos durante o governo de Bill Clinton.

Na capital potiguar, Hunt participou como palestrante da abertura do Congresso de Gestão de Pessoas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RN), evento realizado no Centro de Convenções. Na ocasião, a consultora falou sobre a importância de investir no gerenciamento de pessoas no Brasil, uma vez que o país será sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016. “São dois grandes eventos que precisam de uma grande preparação. Existe muito sonho envolvido", declarou.

"Dos turistas que chegam ao Brasil, dos organizadores, dos competidores, da torcida. Temos que aproveitar estes sonhos e usá-los como catalisadores de resultados. Os brasileiros devem estar preparar. Acredito nestes agentes de transformação, os DreamMakers, ou 'fazedores de sonhos', explicou a consultora.

Ainda sobre o assunto, Hunt enfatizou a necessidade de preparar as pessoas. Para ela, os estádios, as obras de infraestrutura e os meios de transportes não atendem às pessoas. "São pessoas que recebem as outras pessoas e, por isso, precisam ser treinadas", complementou.
“Na palestra, o foco é falar sobre o agente de transformação. Os sonhos de todos os jovens, em qualquer parte do mundo, são os mesmos. E precisamos usar os sonhos para transformar o ambiente de trabalho, o que recai positivamente nos resultados. Na capacitação de pessoal para a Copa do Mundo e das Olimpíadas é necessário preparar a mente e o coração”, reafirmou a consultora.

DreamMakers

As teorias e práticas de Michele Hunt estão reunidas no best-seller DreamMakers, traduzido para o português. Além desta obra, ela também escreveu uma edição exclusiva voltada para um caso brasileiro. “Destaco a carismática história do CDI – Centro de Inclusão Digital para a Democratização da Informática. O grupo é liderado por Rodrigo Baggio e se dedica em mudar a vida de pessoas em 13 países. No Rio de Janeiro, as favelas cariocas receberam o projeto. “Além de dar a alfabetização tecnológica, passa valores que colocam em prática a prerrogativa de que cada um tem de mudar o mundo”, emendou.

Nos Estados Unidos, a consultora trabalhou para o governo americano durante o mandato do presidente Bill Clinton. A missão foi alcançar a eficácia na organização pública do país. "Tive que superar a resistência. As carreiras eram burocráticas, enfadonhas. Na época, existiam metas que há 70 anos não eram vistas nos setores. Os funcionários públicos não sabiam o que deveriam fazer, nem os gestores municiavam os trabalhos da forma correta. As pessoas estavam perdidas, lutando contra o trabalho”, revelou.

Por fim, Hunt reforçou que todos devem ser DreamMakers. “É uma decisão consciente que inclui viver e trabalhar com base na visão de valores. No meu caso, viver de minha visão e meus valores tem me trazido recompensas. A crise mundial nos mostra que é preciso mudar”, concluiu.

Primeira Edição © 2011