Redução da mortalidade materno infantil será discutida em seminário

17/10/2012 08:25

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Para garantir condições ambientais e processos de trabalho seguros para a gestante no espaço de trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza o III Seminário sobre a Saúde da Trabalhadora Gestante. O evento acontece no dia 25 de outubro, das 8h30 às 14h, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Poço.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador da Sesau, Gardênia Santana, o seminário tem o objetivo de cooperar com os municípios prioritários no Programa de Redução da Mortalidade Materno Infantil para desenvolvimento de ações em relação à saúde e qualidade de vida das trabalhadoras gestantes.

“São relevantes os cuidados e a proteção, desde o início da gravidez, pois evitam abortos espontâneos e as más formações congênitas. Muitas vezes, a falta de conhecimento da trabalhadora gestante de seus direitos trabalhistas, faz com que a mesma tenha uma jornada de trabalho exaustiva, podendo prejudicar a formação de seu bebê”, disse Gardênia Santana.

A diretora informou ainda que, durante o evento, acontecerá o lançamento da cartilha Saúde da Trabalhadora Gestante e será apresentado o resultado dos questionários aplicados com as trabalhadoras gestantes que estão realizando pré-natal em Unidades de Saúde. Os dados serão discutidos no seminário, com a proposta de oferecer, aos profissionais de saúde, uma visão atual da qualidade de vida da gestante.

“A gestação é um processo fisiológico natural, mas desencadeia condições especiais, as quais o corpo da mulher grávida está submetido, além das repercussões sobre a capacidade funcional da trabalhadora” complementou.

O encontro é destinado aos profissionais dos municípios prioritários do Programa de Redução da Mortalidade Materno Infantil, de instituições de ensino, das Unidades Sentinelas dos municípios prioritários e dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador.
 

Primeira Edição © 2011