Norte-americano desfigurado por tiro acidental ganha novo rosto

O homem recebeu novos dentes, mandíbula, parte da língua, nariz e ainda tecido facial e couro cabeludo sete meses atrás, durante a operação realizada no Centro Médico da Universidade de Maryland

17/10/2012 15:40

A- A+

Yahoo

compartilhar:

Após passar 15 anos dentro de casa e usando uma máscara, Richard Lee Norris, de 37 anos, ganhou um novo rosto. O norte-americano, residente de Hillsville, na Virgínia, passou pelo transplante facial mais completo já registrado, após ser desfigurado por um tiro acidental em 1997.

O homem recebeu novos dentes, mandíbula, parte da língua, nariz e ainda tecido facial e couro cabeludo sete meses atrás, durante a operação realizada no Centro Médico da Universidade de Maryland. De acordo com o paciente, após o transplante, que durou cerca de 36 horas, ele pode sair livremente de casa sem assustar as demais pessoas.

Norris já vem dando sinais de sensibilidade na face, sendo capaz de sorrir e mostrar outras expressões. Segundo os médicos, a função motora do lado direito do rosto é de quase 80%, enquanto que no esquerdo ela chega a 40%, por enquanto. Ele já se alimenta normalmente e é capaz de sentir sabores e cheiros.

O paciente, entretanto, deverá tomar drogas imunosupressoras pelo resto da vida, evitando assim qualquer tipo de rejeição com as partes do rosto doadas. Este foi o 23º transplante facial já realizado na história da medicina. O primeiro, feito há sete anos atrás, teve como paciente uma francesa atacada por um cão. 

Primeira Edição © 2011