Não deixe o estresse atrapalhar sua digestão

Seguir algumas dicas simples pode ajudar a ter uma boa digestão apesar da rotina intensa

17/10/2012 14:35

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A vida moderna trouxe impactos e alterações para a rotina das pessoas. As mulheres dividem seu dia entre a maternidade, os cuidados com a casa, a profissão e, claro, conciliar seus interesses pessoais. Da mesma forma, os homens trabalham, praticam esportes e têm participado mais das atividades domésticas. O dia sempre começa muito cedo e a hora de ir para a cama raramente é a adequada, impedindo que a maioria das pessoas consiga dormir as 8h recomendadas por dia. “Com a correria e o estresse que essa rotina traz, é comum que ocorram problemas com a digestão, muitas vezes, causados pela pressa e as más escolhas na alimentação”, afirma a nutricionista especializada em nutrição saudável Selva Fierro.

Não existe nenhuma comprovação científica de que o estresse possa causar má digestão ou qualquer distúrbio gástrico, mas entre seus efeitos, alguns sintomas podem se manifestar no aparelho digestivo. Os mais comuns são o aumento da acidez e dores abdominais. Isto ocorre porque o estômago produz ácidos que auxiliam no processo digestivo, porém, em situações de estresse, há um aumento significativo da produção.

“Comer rapidamente, sem respeitar o processo da mastigação, pode aumentar as chances de aerofagia – ato de engolir ar em excesso -, uma das causas da sensação de estômago estufado”, explica Selva Fierro. Esse sintoma pode levar ao desconforto porque o aparelho digestivo terá que trabalhar mais para quebrar as moléculas que não foram devidamente trituradas na mastigação.

É importante destacar que a digestão começa na boca. Assim, se o alimento não foi processado de forma adequada na boca, com os dentes e glândulas salivares, provavelmente outro órgão terá que realizar esse papel na digestão. Desta forma, eles ficarão sobrecarregados e, consequentemente, a digestão será mais lenta, causando sensações desagradáveis. Ingerir lanches ou salgados gordurosos por conta das reuniões e ajustes da agenda também são escolhas que não contribuem para a boa digestão.

Para evitar mal-estar e os problemas na digestão, é importante adotar hábitos alimentares saudáveis e regulares. Além disso, reservar um momento de tranquilidade durante o dia para fazer as refeições – de preferência em um local adequado – é importante para evitar os desconfortos após as refeições. Criar o habito de praticar exercícios e escolher bem os alimentos são atitudes que podem fazer toda a diferença.

Alguns alimentos favorecem o combate ao estresse: espinafre, brócolis, castanha-do-pará, cenoura, feijão branco, maracujá, chocolate e cereais integrais. A nutricionista Selva Fierro também destaca outros alimentos que podem contribuir para baixar o estresse da vida moderna:

Alface: contém, principalmente nos talos, substâncias como a lactucina e lactupicrina, que atuam como calmantes naturais.

Carne, peixe e iogurte: alimentos que contêm vitamina B12 promovem o desenvolvimento adequado das células nervosas evitando, a ansiedade e a irritabilidade.

Laranja: auxilia no melhor funcionamento do sistema nervoso, além de ajudar a combater o estresse. A fruta é rica em vitamina C que, quando consumida, inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

Trigo: possui trimetilglicina, substância que contribui para a produção de vários compostos cerebrais que melhoram a energia, o bem-estar e a concentração.

Peixes e frutos do mar: contêm zinco e selênio, nutrientes que agem diretamente no cérebro diminuindo o cansaço e a ansiedade.

Primeira Edição © 2011