Junqueiro sedia Fórum de Saúde Mental e Economia Solidária

Evento propõe o trabalho como eixo de reabilitação psicossocial; fórum acontece nesta quarta-feira (17), a partir das 8h30

16/10/2012 08:28

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza o I Fórum de Saúde Mental e Economia Solidária no município de Junqueiro, com o objetivo de apresentar o trabalho como um dos eixos responsáveis pela reabilitação dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O evento acontece nesta quarta-feira (17), a partir das 8h30, no auditório da Biblioteca Pública da cidade.

O fórum tem a finalidade de informar os profissionais sobre a Política Nacional de Saúde Mental e discutir estratégias e propostas para a criação de empreendimentos de economia solidária. Isso porque, segundo Berto Gonçalo, gerente de Saúde Mental da Sesau, o direito ao trabalho, à qualificação profissional, renda e melhoria de qualidade de vida é uma atividade importante para o Estado.

“Alagoas ainda não possui uma política articulada de Saúde Mental e algumas das 14 experiências de geração de renda disponíveis no Cadastro de Iniciativas de Inclusão Social não estão mais em funcionamento. A gerência de Saúde Mental tem conhecimento de que a maioria das experiências é ainda frágil, por isso ocorrem de forma desarticulada e descontínua, e as atividades se constituem mais como terapêuticas do que como oficinas produtivas”, explicou Berto Gonçalo.

Durante o encontro, os oficineiros terão a oportunidade de debater estratégias para a implantação e implementação do componente de Reabilitação Psicossocial; contribuir para a organização do dispositivo de Reabilitação Psicossocial da Rede de Atenção Psicossocial; e oferecer aos trabalhadores de saúde mental capacitação para atuação em oficinas de Geração de Renda.

A iniciativa também tem o objetivo de debater propostas para a criação de uma Rede de Saúde Mental e Economia Solidária em nível local e/ou estadual; formar profissionais para que conheçam os conceitos, práticas e experiências de geração de renda da Saúde Mental e Economia Solidária a partir da inclusão social pelo trabalho; e fomentar a criação de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Programação – Durante o fórum, a professora Claudete Lins vai relatar experiências de oficinas existentes nos serviços e proferir palestra sobre Reabilitação Psicossocial, a relação Loucura, Trabalho e Saúde Mental e as oficinas de Geração de Renda e os Caps. Também será abordada a Politica Nacional de Saúde Mental e Economia Solidária e apresentação de experiências como o Programa Recicla Vida e práticas exitosas em vários estados do país. Exibição de vídeos e formação de grupos de trabalho para discutir os temas completam a programação.
 

Primeira Edição © 2011