Petrobras, HRT e TNK se unem para explorar gás no Amazonas

15/10/2012 16:30

A- A+

Uol

compartilhar:

A Petrobras assinou nesta segunda-feira um acordo com a companhia russa TNK-BP e a brasileira HRT para a exploração de gás natural na região amazônica.

O acordo prevê a comercialização do gás natural nas concessões do Campo de Juruá, na Bacia do Solimões, no Amazonas, segundo um comunicado enviado pelas empresas à Bolsa de São Paulo.

As empresas concordaram em elaborar um plano de trabalho em um prazo de 30 dias que definirá as atividades e cronogramas referentes ao projeto e que terá uma vigência de seis meses, que podem ser prorrogáveis.

A assinatura do acordo contou com a presença do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e do governador do Amazonas, Omar Aziz, em cerimônia realizada em Manaus.

Segundo o presidente da HRT, a união representa "um passo importante" para o desenvolvimento da indústria do gás natural no Brasil e "consolida o avanço" da HRT e da TNK na estratégia de amortização de seus ativos na Bacia do Solimões.

Em setembro, a HRT comunicou que o poço 1-HRT-9, na Bacia do Solimões, tinha um potencial de produção de até três milhões de metros cúbicos de gás natural por dia quando alcançasse sua fase de desenvolvimento.

A TNK-BP é a terceira maior produtora de petróleo da Rússia e, através de sua subsidiária brasileira, investiu cerca de US$ 1 bilhão em seus projetos no Solimões, segundo a nota.
 

Primeira Edição © 2011