Cartões do Enem 2012 já podem ser consultados pela internet

Eles continuam sendo enviados pelos Correios; provas são em novembro.

15/10/2012 08:34

A- A+

R7 - Brasil Escola

compartilhar:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou hoje, 15 de outubro, a consulta aos locais de prova da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será nos dias 03 e 04 de novembro.

Clique aqui para consultar o local das provas

Desde a última quarta-feira, 10, os Cartões de Confirmação de Inscrição do exame também estão sendo enviado pelos Correios. Nele consta o ensalamento, o número de inscrição, a indicação dos atendimentos diferenciados, a opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação do Ensino Médio.

Quem não conseguir acessar os locais de prova pela internet e não receber o cartão até o final da próxima semana, em 26 de outubro, deverá entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800-616161. A ligação só é completada por telefone fixo ou público.

Recomendações

No sábado a prova será das 13h às 17h30 e no domingo das 13h às 18h30. Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h, por isso recomenda-se que os candidatos cheguem com antecedência. Eles devem levar o documento de identidade, cartão de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta.

Lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares não serão permitidos. É aconselhável não levar esses objetivos, mas aqueles que o estiverem portando deverão coloca-los no porta-objetos fornecido e mantê-los sob a cadeira.

Exames

Todos os sabadistas deverão chegar aos locais no mesmo horário que os demais candidatos, porém eles ficaram em salas reservadas esperando o horário para começar seus testes. No primeiro dia serão 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).

Já no segundo dia os candidatos deverão elaborar uma redação e responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e das 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Antes de começar a responder às questões do Enem, o participante terá que ler as orientações do cartão-resposta e dos cadernos de provas.

O estudante não pode esquecer de assinar o cartão-resposta, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. A falta de qualquer um desses procedimentos acarretará na anulação da prova. O gabarito oficial será divulgado em 07 de novembro, já o resultado do exame sai em 28 de dezembro.

Como em anos anteriores, a correção comentada das questões do Enem 2012 nos dois dias de provas será disponibilizada pelo Brasil Escola, em parceria com o colégio Oficina do Estudante, logo após o encerramento de cada dia de testes, juntamente com um gabarito não oficial.

Primeira Edição © 2011